Flamengo pega o Figueirense para reencontrar título internacional

Por - em 8 anos atrás 448

flamengo 6O Flamengo tem 2016 marcado como o ano de sua pior campanha na Copa do Brasil. Mas a eliminação para o Fortaleza, logo na segunda fase, também deu ao clube a possibilidade de quebrar um jejum que dura quase duas décadas. Desde 1999, quando foi campeão da Copa Mercosul, o Rubro-Negro não conquista um título internacional. A nova tentativa começa nesta quarta-feira, contra o Figueirense, pela fase nacional da Copa Sul-Americana, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, às 21h45 (de Brasília).

Além disso, é uma nova chance que o Flamengo tem de chegar à Libertadores por um atalho, assim como foi na Copa do Brasil. O campeão da Sul-Americana garante vaga na competição de 2017, mas esta é apenas mais uma alternativa. Afinal, no clube existe a confiança na classificação pelo Campeonato Brasileiro, seja como campeão ou por estar entre os quatro primeiros colocados.

Exatamente pelo bom momento que a equipe vive no Campeonato Brasileiro, ainda não se sabe se o Flamengo terá todos os seus titulares. O técnico Zé Ricardo comandou um treino fechado na última terça-feira, no Ninho do Urubu, e não confirmou quem enfrenta o Figueirense. No entanto, levou o elenco principal a Santa Catarina, já que o time segue de Florianópolis direto para Chapecó, onde enfrenta a Chapecoense, domingo, pelo Brasileirão.

Astros à disposição

Em relação ao time que venceu o Grêmio por 2 a 1 no último domingo, Zé Ricardo vai voltar a contar com Willian Arão e Guerrero, que cumpriram suspensão. Diego, que estreou com um gol, e Leandro Damião, que abriu o placar no jogo realizado em Brasília, também seguem à disposição do treinador rubro-negro. É possível que Paulo Victor tenha uma chance para que Alex Muralha seja poupado.

Zé Ricardo não deu pistas de qual será a formação de sua escolha. Mas opções não faltam. Pela primeira vez o treinador terá à disposição todos os principais jogadores da equipe. Aos recém-contratados Diego e Leandro Damião, que foram titulares contra o Grêmio, se junta Paolo Guerrero. Mas segue tudo em aberto, dependendo do planejamento da comissão técnica para a sequência do Campeonato Brasileiro.

Lê, o herói do último título internacional

A vitoriosa campanha do Flamengo na Copa Mercosul de 1999 teve partidas marcantes. No Maracanã, por exemplo, a equipe aplicou uma goleada por 7 a 0 sobre a Universidad de Chile com quatro gols de Romário. De volta ao clube no início de 2016, o zagueiro Juan também fazia parte do grupo comandado pelo técnico Carlinhos. Na trajetória do título, o Rubro-Negro teve vitórias expressivas sobre os também tradicionais Independiente da Argentina (4 a 0) e Peñarol (3 a 0). A decisão foi contra o Palmeiras, com vitória por 4 a 3 no Maracanã (um gol de Juan) e empate em 3 a 3 no Palestra Itália. O gol do título foi marcado por Lê.

A última vez que o Flamengo disputou uma decisão de competição internacional foi também a Mercosul, em 2001. A equipe rubro-negra foi derrotada nos pênaltis pelo San Lorenzo, na Argentina, em partida realizada apenas em janeiro de 2002, já que no fim do ano anterior o país teve declarado Estado de Sítio por conta de uma profunda crise institucional.

FIGUEIRENSE X FLAMENGO

Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis

Data e horário: quarta-feira, 21h45 (horário de Brasília)

Escalação provável: Alex Muralha (Paulo Victor), Rodinei, Donatti, Juan e Chiquinho; Márcio Araújo, Willian Arão, Mancuello e Alan Patrick; Marcelo Cirino e Guerrero.

Desfalque: Ederson

Arbitragem: Daniel Fedorczuk (URU), auxiliado por Mauricio Espinosa (URU) e Nicolas Taran (URU).

Redação