Guerrero perde pênalti decisivo, e Ceará frustra estreia de Muricy no Flamengo

Por - em 8 anos atrás 565

O ano mal começou, mas torcedores de Flamengo e Ceará já iniciaram a temporada com fortes emoções. Nesta quinta-feira, em duelo pela Taça Asa Branca, o time cearense abriu 2 a 0, levou a virada nos minutos finais, buscou o empate relâmpago, e o placar de 3 a 3 levou a disputa para os pênaltis. Nas penalidades, melhor para os alvinegros: vitória por 4 a 3 em um jogo maluco no estádio Castelão para frustrar a estreia do técnico Muricy Ramalho.

O Ceará conseguiu boa vantagem com Siloé e Bill, enquanto o clube carioca chegou a virada graças a Sheik, Salazar (contra) e Cirino, mas Serginho deixou tudo igual para os donos da casa. Isso tudo no tempo normal.

O empate levou a decisão para os pênaltis, quando Paolo Guerrero acertou o travessão na última cobrança dos cariocas, o que garantiu o triunfo para os mandantes.

ESTREIAS

O clube rubro-negro entrou em campo com grande parte dos titulares, com Emerson Sheik e Paolo Guerrero no comando de ataque. Entre os estreantes, o lateral direito Rodinei, o zagueiro Juan e o volante William Arão começaram jogando.

Já na etapa final, Muricy trocou praticamente todo mundo e promoveu outra estreia: o argentino Mancuello entrou no lugar de Gabriel e foi decisivo no primeiro gol flamenguista ao dar belo passe para Sheik.

1º TEMPO “NORMAL”

O Flamengo começou o primeiro tempo melhor e criou duas chances, com Guerrero e Juan, mas ambas para fora.

Enquanto o Ceará teve o mesmo número de oportunidades na etapa inicial. Primeiro, Paulo Victor pegou chute de Alex Amado, mas, na segunda tentativa, o goleiro só ficou olhando o gol dos donos da casa.

Aos 25 minutos, Biteco viu Siloé no lado esquerdo e inverteu a jogada. O camisa 9 trombou, mas manteve a bola e bateu rasteiro no canto direito da meta flamenguista.

2º TEMPO MALUCO

Já na etapa final, os donos da casa logo ampliaram a vantagem. Aos 3 minutos, Assisinho chutou cruzado pela direita, e Bill, em posição duvidosa, completou para o gol.

Porém, depois de ficar mais tranquilo no placar, o Ceará vacilou e viu o Flamengo acordar. Aos 12, Mancuello deu belo passe para Sheik, que apostou na velocidade, tirou do goleiro Douglas e, mesmo sem ângulo, acertou a finalização.

O jogo ganhou novo ânimo depois do gol, com as duas equipes criando chances. Aos 35, veio a melhor oportunidade até então. Guerrero recebeu em profundidade e rolou para Sheik só ter o trabalho de completar, mas o camisa 11 exagerou no chute e mandou para fora.

Porém, pouco depois, aos 38, em jogada parecida, foi a vez de Sheik cruzar rasteiro, e Salazar mandou para a própria meta e fez contra.

Já aos 41, veio a inesperada virada. Chiquinho levou até a linha de fundo e rolou para Cirino virar. Mas nem deu tempo de comemorar. Isso porque, logo na saída de bola, Serginho acertou o ângulo de Paulo Victor e empatou para os donos da casa com um golaço. Jogo maluco e disputa por pênaltis!

PÊNALTIS

O Flamengo começou as penalidades com Sheik, que fez. Na sequência, Bill marcou para o Ceará. Alan Patrick fez 2 a 1 para os rubro-negros, enquanto Serginho deixou tudo igual.

Wallace parou na defesa de Douglas, e Richarlison marcou para deixar o Ceará em vantagem. Cirino não teve problemas para acertar, mas Assisinho também fez. Na sequência, Guerrero acertou o travessão, e a vitória ficou com os donos da casa.

FICHA TÉCNICA:
CEARÁ-CE 3 (4) X 3 (3) FLAMENGO-RJ

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 21 de janeiro de 2016, quinta-feira
Hora: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: César Magalhães (CE)
Assistentes: Madonio Ribeiro e Nailton Oliveira (ambos do CE)
Renda: R$ 718.495,00
Público: 34.498 pagantes
Cartões amarelos: Robertinho (Flamengo); Marcelo Cirino (Flamengo)
GOLS:
CEARÁ: Siloé, aos 25min do primeiro tempo; Bill. aos 3min do segundo tempo; Serginho, aos 42min do segundo tempo
FLAMENGO: Emerson Sheik, aos 13min do segundo tempo; Salazar (contra), aos 38min do segundo tempo; Marcelo Cirino, aos 41min do segundo tempo

CEARÁ: Everson (Douglas), Tiago Cametá (Robertinho), Charles (Salazar), Carlão (Tiago) e Fernandinho (Sanchez); Baraka (Ricardo Conceição), João Marcos (Emanuel Biancucchi), Jhonnatann (Ricardson) e Guilherme Biteco (Serginho); Alex (Assisinho) (Roni) e Siloé (Bill). Técnico: Lisca

FLAMENGO: Paulo Victor, Rodrinei (Pará), Wallace, Juan (Cesar Martins) e Jorge (Chiquinho); William Arão (Jonas) (Alan Patrick), Márcio Araújo (Canteros), Gabriel (Marcelo Cirino) e Everton (Mancuello); Emerson Sheik e Paolo Guerrero. Técnico:Muricy Ramalho.

Com Globo Esporte