Estudantes do IFPB de Picuí realizam visita ao IPC em Campina Grande

Por - em 6 anos atrás 575

ifpb picui ipcEstudantes do curso técnico subsequente ao ensino médio em Manutenção e Suporte em Informática do IFPB Campus Picuí visitaram o Instituto de Polícia Científica (IPC) da Polícia Civil em Campina Grande. A visita técnica foi realizada sob a supervisão do professor Antonio Carlos Buriti da Costa Filho.

O grupo foi recebido pelo chefe do setor e perito criminal Elton Ferreira Frazão e pelo perito criminal Danilo Coura Moreira. O objetivo da visita foi conhecer as instalações e os trabalhos realizados no Laboratório de Computação Forense e de Perícias de Áudio e Imagem.

Nesse laboratório, são periciados computadores, celulares, smartphones, tablets e outros equipamentos eletrônicos apreendidos pela polícia com o intuito de extrair o máximo de informações que possam servir de subsídio para a investigação policial. Foram apresentados dois equipamentos, o Tableau e o Cellebrite.

O primeiro busca e recupera informações em dispositivos de armazenamento, tais como discos rígidos, pendrives, mídias óticas (CD/DVD/Blu-Ray) e cartões de memória, enquanto o segundo realiza as mesmas operações em celulares, smartphones e cartões SIM (chips de celular).

De acordo com o professor Antônio Buriti, “a visita ao IPC representa uma excelente oportunidade de os alunos perceberem que os conhecimentos adquiridos no IFPB têm utilidade no mundo real e que podem ajudar muito a sociedade, neste caso, combatendo a criminalidade”. Segundo Marcelo de Araújo Santos, estudante do terceiro semestre, a visita foi muito importante. “Porque obtivemos conhecimento sobre como são feitos os exames em dispositivos digitais com a finalidade de buscar evidências que materializem crimes ilícitos”, apontou o aluno.

Com Ascom