Governo do Estado lança Projeto Praia Limpa Verão Rico

Por - em 8 anos atrás 700

educação ambientalSemear a educação ambiental nos usuários e comerciantes das praias paraibanas para diminuir os impactos que os resíduos sólidos provocam no ecossistema marinho.

Foi com esse objetivo que o Governo da  Paraíba, por meio da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), lançou nesse último domingo (20), no Busto de Tamandaré, na Avenida Cabo Branco, em João Pessoa, o projeto Praia Limpa Verão Rico.

Na ocasião, foram distribuídos materiais educativos, água, pipoca e algodão doce para a criançada, que também tiveram a oportunidade de participar de atividades lúdicas e brincadeiras com os palhaços.

Além dessas ações, a solenidade contou com uma oficina de materiais recicláveis voltadas para os comerciantes locais.

O superintendente da Sudema, João Machado Sobrinho,  explicou a proposta do projeto.

“Por meio de ações proativas, trabalharemos com os banhistas, pedestres e os comerciantes locais, visando a sensibilização ambiental, ressaltando a importância de uma praia limpa tanto para o crescimento do turismo local, como também para a manutenção e preservação da biodiversidade marinha”, destacou.

cartazesO secretário de Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevêdo Lins Filho, disse que ação é um resumo das atividades exercidas pela Sudema durante o ano e aproveitou a oportunidade para pedir que a população abrace a causa.

“O evento compõe um conjunto de ações executadas pela Sudema, que vem trabalhando com o objetivo da conscientização e de um futuro sustentável, por isso, precisamos que a população participe efetivamente de trabalhos como esses, que visam a preservação ambiental”, concluiu.

A comerciante Lília Silva, que há dez anos trabalha vendendo picolé na praia de Cabo Branco, disse que acha de extrema importância ações como essas.

“Temos que preservar nossas praias. Todo mundo gosta de uma praia limpa, então, quando consumir algo, jogue os resíduos no lixo. Esse trabalho de orientação é muito bom e levarei essa conscientização aos meus clientes”, afirmou.

As atividades  acontecerão nas praias  mais movimentadas, a exemplo de  Tambaú, Cabo Branco, Penha, em João Pessoa; Camboinha, e Areia Vermelha, no município de Cabedelo, Jacumã, Pitimbu e Gramame, no Conde e  Baía da Traição.

Entre as ações que serão  executadas estão oficinas de materiais recicláveis, palestras e conscientização  ambiental.

O projeto conta com as parcerias do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano e  Empreender Paraíba.

As atividades vão até o dia 14 de fevereiro de 2016.

FONTE: Da Redação com Secom/PB