Ministério da Saúde anunciará nesta quarta (25) posição sobre uso de cloroquina para tratar coronavírus

Por - em 4 anos atrás 469

O Ministério da Saúde informou que vai apresentar nesta quarta-feira (25) uma posição sobre o uso de cloroquina e hidroxicloroquina para tratamento de pessoas que desenvolvem a doença causada pelo novo coronavírus. A pasta coordena um grupo técnico que está avaliando a possibilidade do uso desses medicamentos, indicados a pacientes com lupus e malária, para tratar doentes em meio à pandemia da Covid-19. Há parcerias com universidades de Harvard e Oxford.

— O Ministério da Saúde concluirá, até amanhã, e vai apresentar sua posição oficial em relação à utilização de cloroquina hidroxicloroquina. Isto está sendo finalizado hoje — disse João Gabbardo Reis, secretário-executivo do Ministério da Saúde.

O secretário de Vigilância em Saúde da pasta, Wanderson Oliveira, explicou que há estudos sendo feitos por pesquisadores no Brasil, assim como em várias partes do mundo. A pasta afirmou que o governo “está abrindo linhas de pesquisas para monitorar o medicamento” e destacou que os estudos são variados:

— Estamos abrindo linhas de pequisa para monitorar o medicamento. A cloroquina está sendo estudada. Pesquisa não é só de laboratório. Fazemos pesquisa aqui dentro do Ministério da Saúde. Então, todas as publicações que estão saindo, fazemos revisão de escopo, revisão sistemática, discutindo com outros atores.

Ele citou como parceiros a Universidade de Harvard, uma das mais prestigiadas do mundo, e a de Oxford. Além disso, a Fiocruz da Bahia, assim como outros parceiros, está ajudando com análise técnica de um “grande banco de dados”, disse Oliveira.

No sábado, o presidente Jair Bolsonaro publicou um vídeo nas redes sociais no qual dizia que, após diálogo com o Ministério da Defesa, havia decidido que o laboratório químico e farmacêutico do Exército passaria a ampliar a produção do medicamento. O anúncio ocorreu após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, amplificou resultados positivos acerca do tratamento.

Redação