Ministro sugere adiamento do pleito e teme que combate ao Covid-19 seja contaminado pela política

Por - em 4 anos atrás 273

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, realizou teleconferência, neste domingo (22), com prefeitos e recomendou o adiamento das eleições deste ano. Mandetta disse que o Congresso precisa tratar do assunto para que o trabalho de combate à crise do novo coronavírus não seja contaminado pela ação política.

A defesa do ministro sobre o tema surgiu em resposta ao questionamento do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB). Coutinho pediu a liberação de recursos que, segundo ele, estariam sendo represados pelo estado do Pará, governado por Helder Barbalho (MDB).

— Estou alertando que todos vocês precisam, com todas as diferenças políticas, (se entender). Aliás, eu faço aqui até uma sugestão para vocês discutirem. Está na hora de o Congresso olhar e falar: “olha, adia (as eleições)”. Faça um mandato tampão desses vereadores e prefeitos. Eleição no meio do ano vai ser uma tragédia. Vai todo mundo querer fazer ação política. Eu sou político. Não esqueçam disso — disse Mandetta.

Ele indicou ainda que é preciso ter um diálogo aberto e eficiente entre os entes da federação.

— Nós não podemos (repassar recursos) de forma desintegrada. Eu faço de um jeito, vocês de outro. Se não daqui a pouco vocês vão estar pagando mais para um médico de hospital A, menos para o hospital B. Tira enfermeiro de lá e traz para cá. Assim vai haver bateção de cabeça. Eu vou descentralizar e fazer com que vocês trabalhem o máximo liberdade — disse Mandetta.

Redação