Governadores do Nordeste temem prejuízos com elevação da cota de importação do etanol

Por - em 5 anos atrás 444

Os governadores do Nordeste se reuniram, nesta segunda-feira (16), em Natal, no Rio Grande do Norte, no Encontro do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste). Ao fim do encontro, eles elaboraram uma carta onde reclamam de várias decisões do Governo Federal. Entre elas, a redução da presença da Petrobrás na região e da elevação da cota do etanol. O governador João Azevêdo esteve no evento e assinou o documento.

“Manifestamos preocupação com os possíveis impactos da decisão do Governo Federal em elevar a cota de importação de etanol não tributada dos EUA, sem nenhuma contra partida direta, e as suas possíveis consequências para os produtores nacionais, em especial aos do Nordeste”.

Petrobras

Com relação a Petrobras, os governadores reclamaram da redução da presença da estatal. “Os governadores do Nordeste manifestam sua profunda preocupação com os atuais sinais de drástica redução da presença da Petrobrás na região, tendo em vista o alto impacto da estatal na geração de emprego e renda, no desenvolvimento regional, cultural e socioambiental de nossas sub-regiões e cidades”, diz o documento.

Presente no encontro, o governador João Azevêdo (PSB) se queixou da falta de investimentos da empresa no Nordeste e adiantou que o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste deve se mostrar como alternativa de investimento para países da Europa.

Investimento na Educação

Além de ressaltar o desejo de tornar o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) algo permanente, os governadores voltaram a defender os investimentos nas Universidades Públicas, a garantia de recursos na formação de profissionais e professores capacitados para atender a demanda, “por meio da produção de conhecimento, com liberdade de expressão e autonomia universitária”, destacou o texto.

Ascom