Jesus diz que Flamengo pode ser melhor time que treinou e compara jogo com Barça e Real

Por - em 5 anos atrás 891

Deu Flamengo!

A final simbólica do primeiro turno do Campeonato Brasileiro teve clima de decisão de verdade no Maracanã. E com um golaço de Gabigol por cobertura, o Flamengo venceu o Santos por 1 a 0 e se manteve na liderança da competição. Além da pintura do artilheiro do Rubro-Negro, o duelo teve muita intensidade, lindas jogadas, confusão entre o técnico Jorge Jesus e o lateral Jorge, arquibancadas lotadas… e faltas duras, daquelas que geram atritos entre os jogadores. No geral, a partida foi digna das belas campanhas que Flamengo e Santos têm feito até aqui. Veja os melhores momentos da partida:

Como fica?

Com a vitória, o Flamengo segue na primeira colocação, agora com 42 pontos – é a primeira vez, na história dos pontos corridos, que o Rubro-Negro termina o turno na ponta. O Santos, por sua vez, caiu para o terceiro lugar, com 37. Clique aqui e veja a classificação.

Primeiro tempo

A etapa inicial foi muito intensa. Para os dois lados. Inclusive com momentos de maior tensão, com excessivas faltas. O Flamengo começou melhor, pressionando, mas sem criar chances de gol. O Santos, forte na marcação, criou a primeira oportunidade do jogo aos 7 minutos, em chute de Sasha que explodiu em Rafinha. Depois disso, o Flamengo chegou com Arrascaeta, com Everton Ribeiro… Mas o Peixe continuou perigoso no contra-ataque e quase marcou com Soteldo. Mas uma bola perdida por Sasha armou boa jogada para o Flamengo aos 43 minutos. E Gabigol marcou um golaço por cobertura, sem chance para Everson, que estava adiantado.

Segundo tempo

Embalado pelo gol no fim do primeiro tempo, o Flamengo foi para cima nos primeiros minutos da etapa final. E quase ampliou em finalizações de Gabigol e Everton Ribeiro. Aos poucos, porém, o Santos voltou a ter mais controle e evitou uma pressão maior. O Peixe chegou até a esboçar uma reação, mas não criou o suficiente para levar perigo ao gol de Diego Alves. O Flamengo, por sua vez, sempre perigoso quanto tinha a bola. À beira do gramado, os técnicos Jorge Jesus e Jorge Sampaoli mostraram tanta intensidade que ambos foram advertidos com cartão amarelo. Mas no placar, nenhuma mudança. O golaço de Gabigol no primeiro tempo decretou o resultado.

Jesus x Jorge

O Flamengo tem empolgado ao torcedor e também a Jorge Jesus. O técnico do Rubro-Negro fez questão de elogiar seus comandados – principalmente a linha defensiva – e comparou a partida que o Fla fez contra o Santos com o mesmo nível de gigantes europeus.

– Vou dizer aos jogadores. Jogo do nível de Barcelona, Real Madrid, Manchester… Podem escolher. Foram o que fizeram o Flamengo e Santos. Foram poucas chances. Times se defenderam bem. Santos não teve chance de gol. O zagueiro do Santos tinha que ter sido expulso.

Seis vitórias seguidas no Campeonato Brasileiro, melhor campanha de um time no primeiro turno da competição e classificação para a semifinal da Libertadores. A fase do Flamengo com o técnico português é tão boa que mesmo o treinador diz que fica pensando se esse é o melhor grupo que comandou na carreira.

– Já me perguntei isso… se é o melhor time que já treinei. Pode não ser a melhor, mas tenho minhas dúvidas. No primeiro ano de Benfica tinha uma equipe fabulosa. Cardozo, Saviola, Di Maria, Ramires, Aimar… Equipe criativa. Não sei qual é melhor.

A polêmica envolvendo uma fala de Jorge Jesus sobre técnicos brasileiros também foi debatida na entrevista coletiva. Segundo ele, a resposta foi tirada de contexto e o treinador afirmou que não chamou os colegas de profissão no Brasil de ultrapassados.

– Bom para tirar dúvidas. Que as críticas sejam justas. Os jogadores brasileiros são os melhores do mundo, com muito talento. Tecnicamente muito evoluídos. Deixou-se de lado a tática, ao contrário da Europa. Eu não disse que os treinadores do Brasil são ultrapassados. Queria agradecer ao Cuca. Estou no Brasil. Na Europa, todos os dias falam do Flamengo. O tempo que eu estiver aqui, vou respeitar o campeonato e os treinadores. Vim pela paixão dos torcedores. Para mim morreu o assunto.

– Todos os jogos ficam na memória. Isso devia passar na Europa para eles verem o que é paixão, esse sentimento… Não tem essa beleza no jogo como a torcida do Flamengo põe. Agora estou como se estivesse apaixonado. Tudo está bonito. Agora falta a parte mais difícil

Título do primeiro turno

– O que representa? Fizemos um bom primeiro turno. Não mais do que isso. Título é no fim. Não estou habituado a esse chavão de “vencedor do primeiro turno”. Mas tivemos qualidade de jogo. Jogo a jogo vamos tentar chegar até o final em primeiro.

Time do Santos

– O Santos é uma equipe competitiva. Defende bem, fez muitas faltas. Foi um grande espetáculo o jogo. Importante é a paixão que é o Campeonato Brasileiro. Pensar no que podemos exportar lá para fora.

Jorge Sampaoli

– O técnico do Santos tentou fazer variações táticas durante o jogo. Colocou jogadores com características ofensivas. Para mim foi mais fácil porque estava na frente. Conseguimos não sofrer gol. Ficamos mais perto do segundo do que sofrer o segundo.

– Coincidência (dois técnicos estrangeiros nas duas primeiras posições). Sampaoli é conceituado. Se tivesse outro técnico brasileiro no Flamengo, faria mesma coisa.

Willian Arão

– O Arão eu sempre achei que tinha condições de jogar nessa posição que jogou contra o Santos. Durante 90 minutos, tem uma intensidade alta. Futebol não é só quando tem a bola. Jogador com mais tempo de bola no mundo é o Messi, quatro minutos. Arão é muito forte.

Arbitragem

– Tudo na dúvida, é sempre contra o Flamengo (arbitragem).

Próximo jogo

– Cruzeiro vamos pensar depois. Arrascaeta muito cansado hoje, não foi o mesmo que costuma ser. O Gabi(gol) mostrou sinais de fadiga também. Cruzeiro não faz um campeonato condizente com sua qualidade, mas quando enfrentam o Flamengo aparecem em nível alto.

– O principal adversário não é o próprio Flamengo. Campeonato é muito bem disputado. Os times de São Paulo, de Belo Horizonte… Aqui contas, sete, oito equipes disputando o título. Nosso foco agora é no Cruzeiro, em Belo Horizonte. Estamos concentrados para isso. Isso que nos interessa.

Semifinais da Libertadores

– Se os torcedores do teu país pensam que o Flamengo tem mais possibilidades… melhor. Qualquer um dos quatro clubes estão próximos. Qualquer um pode vencer. Não sei qual tem mais possibilidade.

Posicionamento da defesa

– No segundo tempo, não fomos tão agressivos defensivamente. Nossa primeira linha não foi tão intensiva. Não se consegue jogar 90 minutos assim, senão desgasta demais. Isso o Flamengo já tem alguma experiência, sabem quando se posicionar.

Redação