Hospital Regional de Picuí emite Nota de Esclarecimento acerca de denuncia de não atendimento a paciente.

Por - em 5 anos atrás 489

hospital picui3Na tarde desta segunda-feira (11), a direção do Hospital Regional da cidade de Picuí, Seridó paraibano, emitiu uma Nota de Esclarecimento acerca de uma denuncia feita por um paciente através das redes sociais na tarde deste último domingo (10).

Confira a Nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Hospital Regional de Picuí vem a público esclarecer fatos narrados por um paciente em redes sociais na tarde deste domingo.

O fato comentado em rede sociais na tarde deste domingo dia 10/03/2019, onde um cidadão de nome RANIERE DOS SANTOS relata que a sala da triagem não tinha ninguém, que aguardou 30 minutos para ter o atendimento de sua filha, que do seu ponto de vista a equipe não tem competência alguma.

  1. Importante relatar a população do Curimataú e Seridó Paraibano que nos últimos dias a demanda de atendimentos na Unidade Hospitalar tem aumentado cada vez mais, consequentemente o tempo de espera para o atendimento tem causado alguns transtornos para a população que busca os nossos serviços;
  2. A Unidade Hospitalar é referência para uma população estimada em mais de 115 mil habitantes que compõem a 4º Região de Saúde do Estado. Diariamente, a equipe plantonista atende a uma demanda estimada de mais de 200 pacientes;
  3. Durante o mês, a Unidade realiza uma média de 4.367 atendimentos ambulatoriais, 888 exames de radiologia e por imagem, 126 internações, 124 cirurgias e 70 partos, além de procedimentos internos realizados pelas equipes da obstetrícia, pediatria, clinicas médica e cirúrgica, bloco cirúrgico, setor de urgência e emergência, a exemplo de administração de medicamentos, soros, curativos, suturas, exames de ECG, aplicação de sondas, dentre outros, perfazendo um montante de aproximadamente 5.575 procedimentos realizados durante o mês;
  4. No tocante a ausência de profissional na sala da triagem:

Informamos que os servidores escalados para o plantão no setor de ambulatório da urgência desta Unidade Hospitalar são responsáveis por inúmeras atribuições no setor, a exemplo de evoluir as fichas dos pacientes admitidos em leitos de observação nos eixos verde e amarelo, bem como de salvaguardar pacientes em estado grave de saúde no eixo vermelho (sala de estabilização). Ocorre também que a equipe é responsável pela administração de medicamentos, curativos, realização de exames, ausculta e aferição dos sinais vitais de todos os pacientes que são atendidos no ambulatório, dentre outros, relatados anteriormente. Portanto, é natural acontecer, de alguns minutos, o profissional necessitar de se deslocar para o posto de atendimento da urgência para realizar as suas atribuições, inclusive no apoio quando do processo de transferência de pacientes graves para hospitais de referência em grandes centros, deixando a sala da triagem em espera. Destaco que os profissionais desta unidade sempre tem tido um zelo muito grande com a saúde dos pacientes do nosso município e das cidades circunvinhas, que jamais abandonam seus postos de trabalho, a não ser para a realização de suas atribuições quando convocados para apoio em outros setores, que todos os pacientes que procuram a unidade são atendidos, mesmo que tenha um tempo de espera;

  1. No tocante a ter aguardado 30 minutos para ter o atendimento de sua filha

Informamos que a Unidade de Saúde adota o Protocolo de Manchester para a triagem e classificação de risco, a técnica recebeu esse nome porque foi aplicada, pela primeira vez, na cidade de Manchester, na Inglaterra, em 1977, desde lá, muitos outros países se tornaram adeptos a esse sistema de triagem, a qual é utilizada em hospitais de todo o país. O Protocolo de Manchester é um sistema de triagem que funciona com cinco cores: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul. Cada cor representa o grau de urgência no atendimento do paciente:

Ocorre que a paciente foi classificada para atendimento no eixo verde. A mesma foi devidamente atendida pelo médico plantonista e medicada conforme consta na ficha de atendimento a conduta médica adotada, dentro do tempo estimado, segundo o protocolo.

Acontece também que muitos pacientes são encaminhados de cidades circunvizinhas, por falta, em algumas vezes, de atendimento na Atenção Básica, o que é de obrigação do seu município de origem, mas mesmo assim, quando chegam ao Hospital querem ser atendidas de imediato, e os nossos profissionais também são seres humanos e necessitam de realizar suas refeições, ir ao banheiro, em fim, fazer suas necessidades pessoais, comum de toda pessoa, esteja ela exercendo qualquer função ou cargo público. Que todo e qualquer caso de urgência a equipe deixa tudo o que está fazendo para o atendimento imediato necessário a vida do paciente. Que por muitas vezes os médicos e os demais profissionais de saúde se abstém de suas refeições dentro do horário normal a fim de realizar e priorizar o atendimento da população;

  1. No tocante ao usuário ter relatado que alguns profissionais não têm competência

Informamos que todos os nossos servidores possuem registro em conselho de classe específico e que estão habilitados para o exercício da profissão o qual foram designados, que são profissionais que dão a vida para salvar vidas todos os dias durante os plantões que estão bem carregados, e que fatos de atendimentos isolados, quando relatados ao setor responsável, são apurados e tomados às medidas necessárias a correção. Que está sendo elaborado um plano de capacitação, através do Grupo de trabalho Humanizado do Hospital para melhor preparar os profissionais para atender a população.

  1. É lamentável o uso das redes sociais para propagar inverdades, principalmente em tentar denegrir a imagem de profissionais que zelam por um equipamento público que vem prestando um trabalho digno a população, uma vez que os dados apresentados mostram à verdadeira realidade dos serviços que são ofertados a população. Não será um fato isolado que infamara a imagem da nossa equipe, uma vez que toda a população de Picuí e das cidades circunvizinhas sabem do nosso relevante trabalho prestado dia e noite.
  2. Por fim, muito nos orgulha ter um equipamento de saúde que atende a população do Curimataú e Seridó Paraibano e vem funcionando. Pois sabemos das dificuldades pela qual passa o Sistema Único de Saúde (SUS) em nível de Brasil, onde a demanda pelos serviços é cada vez mais crescente e os recursos financeiros cada vez mais escassos, que existem unidades, em outros estados da federação, que na maioria das vezes, não são disponibilizadas cirurgias e faltam até medicamentos básicos para a população. Que a nossa equipe esta aberta às informações, dúvidas, críticas e sugestões, bem como para prestar os esclarecimentos devidos. Sabemos que temos falhas e que estamos trabalhando para corrigi-las.

Agradecemos o carinho da população.

Nosso trabalho é procurar ajudar, em todos os aspectos e de todas as formas possíveis à população em geral. Estamos sempre a disposição de todos, sem exceção. Nosso espaço é adepto a todo e qualquer assunto que beneficie, ou de alguma forma venha prejudicar a sociedade, seja ela picuiense ou não.

A Direção