Em Picuí-PB, População se Revolta e Vereadores clamam por entendimento entre Prefeitura e Polícia Militar.

Por - em 5 anos atrás 1513

patrulha picuiNa tarde desta segunda feira (11), a população do Distrito de Santa Luzia do Seridó foi pega de surpresa ao assistir uma cena triste para todos que habitam a comunidade serrana, é que a Patrulha Rural da Polícia Militar que oferecia segurança aos seus moradores deixou sua sede na Vila, para tanto fez a transferência de seus móveis existente em uma casa alugada pela Administração Municipal através de uma caminhoneta da própria polícia.

O fato ocorreu em função de um desentendimento ocorrido entre o Prefeito e o Comandante do 9º BPM, com sede em Cuité, Curimataú paraibano. Quando em um programa de Rádio o prefeito Olivânio Remígio (PT), acusou o Tem. Cel. Afonso Galvão de Omisso, em razão do mesmo não atestar de público a parceria existente entre Prefeitura de Picuí e a Polícia Militar, com custos de cerca de 4 mi reais mensal, dando margem para moradores das comunidades em tela fazer denuncia da não presença de policiais principalmente no Distrito de Serra dos Brandões, transparecendo o não apoio da Gestão a polícia.

As palavras de Olivânio não foram bem recebidas pelo Cel. Afonso que emitiu declaração a imprensa exigindo retratação do Prefeito, sob pena de acionar sua assessoria jurídica para impetrar ações judiciais nas esferas penal (por injúria) e civil (por danos morais) em desfavor do mesmo. Como isso não aconteceu quem acabou pagando foi à população que fica prejudicada, apesar do Cel, informar que vai assegurar a manutenção de todas as ações institucionais desenvolvidas no município de Picuí.olivanio galvão

“A Polícia Militar reforça o compromisso de proteger e bem servir a sociedade do Curimataú e Seridó Paraibano, fomentando a Segurança Pública e a Paz Social”. Disse o Cel. Galvão.

Por outro lado o prefeito Olivanio afirma que até o presente não recebeu comunicação oficial por parte do comandante do 9º BPM.

Através de uma iniciativa do então governador Ricardo Coutinho (PSB), a Patrulha Rural, respeitada como um patrimônio das comunidades envolvidas foi instalado na Vila de Santa Luzia no ano de 2011, em parceria com a administração do ex-prefeito Buba Germano, reduzindo consideravelmente os índices de roubos, assaltos e arrastões na área rural da serra desde a implantação do patrulhamento na região, atendendo atualmente um raio de 40 km nos distrito de Santa Luzia do Seridó, Serra dos Brandões e comunidades circunvizinhas.

A modalidade de patrulhamento policial tem efetuado o policiamento das áreas rurais da região com patrulhas alternadas e rotas preventivas, contando com informações dos agricultores, prevenindo assaltos e furtos, alvo de quadrilhas organizadas.

Na noite desta segunda feira (11), vereadores se revezaram na tribuna da Câmara Municipal de Picuí, solicitando entendimento e solução para o caso em tela, evitando o prejuízo da população, oportunidade em que cobraram a devida atenção dos deputados Buba Germano e Chió votados nas comunidades envolvidas junto a Secretaria de Segurança Pública da Paraíba.

Portal do Curimataú