Hortas enriquecem aprendizado e promovem alimentação saudável nas escolas estaduais de Picuí e Cuité-PB.

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picui alimentaçãoAlém das salas de aulas, professores e alunos da Rede Estadual de Ensino adotaram as hortas como espaço adicional para o ensino das disciplinas como Ciências, Geografia, Biologia e Matemática. Cebolinha, tomates, couve, alface, coentro, acerola, mamão, macaxeira, batata doce, beterraba, cereja, plantas medicinais: hortelã, cidreira e capim santo são cultivados nas escolas, incluindo a criação de peixes.

São exemplos dessas práticas de cultivos a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Felipe Tiago Gomes, em Picuí e a Escola Cidadã Integral Técnica Jornalista José Itamar da Rocha Cândido, em Cuité, além de outras no estado.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Felipe Tiago Gomes, em Picuí, desenvolveu o projeto ‘Horta escolar FTG: produzindo saberes e sabores’. A iniciativa do professor de Biologia Tiago Anderson teve o intuito de atuar na revitalização e transformação dos espaços da escola sem utilização, que normalmente acumulam mato, em espaços de cultivo e socialização.

O projeto é realizado com todos os alunos da escola, sendo o maior envolvimento com os alunos do Ensino Médio que auxiliam na irrigação, organização e conservação da horta. Os canteiros estão espalhados pela escola, onde são cultivados coentro, beterraba, cereja e as plantas medicinais hortelã, cidreira e capim santo. Além do principal, que fica na entrada com as iniciais FTG no cultivo de alface.

A proposta é utilizar a horta e plantas para atividades pedagógicas com todas as disciplinas, além de conscientizar os alunos sobre práticas alimentares promotoras de saúde e bem-estar com consumo de alimentos livres de agrotóxicos e agroquímicos na merenda da escola.

Com a parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus de Picuí, foi construído um minhocário para auxiliar na produção de mudas e manutenção das hortas. A parte que os alunos mais gostam é a hora da colheita e o momento em que eles fazem a degustação dos alimentos colhidos na hora do almoço.

A região semiárida limita o consumo de água, tornado um problema para o desenvolvimento do projeto de hortas. Pensando em uma solução sustentável, o professor Thiago implantou uma mini estação Aquapônica: um sistema de cultivo que une a piscicultura (cultivo de peixes) e a hidroponia (cultivos de plantas sem o uso do solo, com as raízes submersas na água).

Essa técnica trouxe a toda comunidade escolar uma reflexão sobre o consumo consciente de água, evidenciando que é possível produzir sem desperdiçar. Promoveu o aproveitamento e baixo consumo de água, aliado ao fato de poder produzir peixes e hortaliças de forma simultânea.cuite alimentação

O projeto ‘Hortódromo Ecit’ foi desenvolvido na Escola Cidadã Integral Técnica José Jornalista Itamar da Rocha Cândido, em Cuité, por meio de uma disciplina eletiva com alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio para construção de hortas.

A iniciativa foi da professora de Biologia Elisângela Costa, que leciona a disciplina Técnica de Responsabilidade Ambiental. Segundo a professora, os estudantes se organizaram em grupos para se responsabilizarem pela construção e manutenção de uma horta, utilizando garrafas pets para demarcação dos canteiros.

O projeto está na fase do plantio. A princípio, o cultivo é de alface, coentro, cebolinha, pimenta, tomate e couve. A horta compõe sete canteiros e outro com o nome Ecit. Porém a horta vai passar por alterações. A meta do projeto é utilizar a horta para conteúdos pedagógicos, evidenciando a importância de uma alimentação saudável.

Após experiência vivenciada em Israel, a professora Elisangela Costa pretende colocar em prática na escola os conhecimentos adquiridos pelo programa Gira Mundo, construindo com os alunos uma horta sem canteiro, que é a estrutura israelense. O estilo inovador facilita o trabalho, tornando a horta um laboratório de boas experiências e vivências para a comunidade escolar.

Uma das maiores preocupações da Escola é a utilização da água, por ser uma região de escassez. Contudo, a meta do projeto é adequar a irrigação das hortas com técnicas sustentáveis e usar as hortaliças nas refeições da escola.

O projeto tem o objetivo de despertar nos estudantes a importância do papel estratégico que devem desempenhar na construção de um mundo sustentável, instigando-os a pensarem e vivenciarem assuntos relacionados ao meio ambiente, transformando-os em verdadeiros cidadãos ativos.

“Ações dessa natureza contribuem com o desenvolvimento intelectual e social dos alunos, promovendo responsabilidade e iniciativa que trazem habilidades para serem empreendedores, tornando-os protagonistas no processo de construção do conhecimento”, afirma a professora.

Secom