Ministério da Saúde corta R$ 157,5 mil destinados ao Samu de Barra de Santa Rosa-PB.

Por - em 6 anos atrás 499

barra 4Vinte cidades da Paraíba tiveram recursos suspensos pelo Ministério da Saúde. A medida consta na Portaria 2.044 publicada no Diário Oficial da União em 12 de julho. Foram cortados cerca de R$ 5,4 milhões que seriam para custeio mensal de Unidades Móveis do Componente (Samu 192) e/ou à respectiva Central de Regulação das Urgências.

No Curimataú paraibano, o município de Barra de Santa Rosa, foi penalizado com recursos suspenso na ordem de 157,5 mil reais.

O documento aponta que os gestores não teriam repassado informações obrigatórias sobre serviços atenção à saúde de média e alta complexidade que não funcionem ou não tenham produção assistencial nos sistemas de informação em saúde, considerando as políticas de atenção à saúde.

“Ficam suspensos os repasses dos recursos financeiros destinado ao incentivo de custeio mensal de unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192)”, diz o documento.

Para que a situação seja normalizada, os gestores têm seis meses para regularizar o registro da produção do Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA/SUS) das unidades do Samu, caso contrário as cidades poderão perder esses serviços e serão obrigadas a devolver Unidades Móveis doadas pelo Ministério da Saúde.

Veja abaixo as cidades:

Barra de Santa Rosa, Cajazeiras, Campina Grande, Condado, Igaracy, Itapororoca, João Pessoa, Lagoa de Dentro, Mogeiro, Passagem, Piancó, Queimadas, Remígio, Santa Cruz, Santa Rita, São José de Espinharas, São José do Bonfim e Patos.

Redação