Caravana do Coração realiza atendimentos em Picuí nesta terça (10).

caravana do coração

Nesta terça feira (10), a 6ª Caravana do Coração realiza seu atendimento na cidade de Picuí, Seridó paraibano. O evento é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e percorrerá 13 municípios paraibanos, sendo uma cidade por dia.

Desta vez, a Caravana terá mais voluntários do que nas outras versões e mais pessoas serão atendidas. Serão 120 profissionais envolvidos e a meta é atender cerca de duas mil pessoas, entre crianças com cardiopatia; mulheres com gravidez de alto risco e crianças com microcefalia.

Deverão ser realizados cerca de 16 mil atendimentos nos 10 municípios, já que, cada pessoa atendida passa por uma série de consultas e exames. Serão consultas cardiológica; de enfermagem e pediátrica obstétrica; atendimentos em fisioterapia; psicologia; nutrição; fonoaudiologia e saúde bucal, além dos exames de US obstétrica; de laboratório; eletrocardiograma e ecocardiograma.

As capacitações serão destinadas para as equipes de atenção básica, hospitalares e SAMU, gestores municipais, Gerentes Regionais de Saúde, gestores dos hospitais e professores das Redes de Ensino estadual e municipal.

Entre os cursos, estão “Apresentação RCP, discussão do protocolo de pré-natal”; “ Pré-natal de alto risco (hemorragia, prevenção de eclampsia e pré-eclampsia – sulfatação, infecção, etc)”; “Capacitação em Neonatologia (surfactante, estabilização do neonato de risco, CPAP artesanal, etc)”; “transporte da gestante e neonato de risco (SAMU)”; “Primeiros socorros e identificação de cardiopatas no ambiente escolar”.

Portal do Curimataú