Copa tem Brasil em busca de vitória e duelo importante para Argentina nesta sexta (22)

Por - em 6 anos atrás 576

brasil costa ricaJá com algumas definições de vagas e eliminações em outros grupos, a Copa do Mundo chega ao seu nono dia com momentos importantes para Brasil e Argentina, mesmo sem os hermanos entrarem em campo. Explica-se: no encerramento da segunda rodada do Grupo D, Messi e companhia estarão de olho em Islândia e Nigéria para saberem do que vão precisar para avançar às oitavas – além, claro, de vencer os africanos. Uma vitória do time europeu pode complicar a vida dos argentinos.

Mas este é apenas o segundo jogo do dia. Logo às 9h (horário de Brasília), a seleção brasileira volta a campo para buscar sua primeira vitória no torneio, desta vez contra a Costa Rica, derrotada pela Sérvia na estreia. E Tite não vai poder repetir a escalação, já que Danilo sentiu lesão e não poderá jogar. Fagner será o substituto. Três pontos são necessários para que o drama vivido pelos argentinos não passe perto do Brasil.

Fechando o dia, o outro jogo do Grupo E. A Sérvia enfrenta a Suíça e garantirá classificação em caso de vitória. Mas os suíços, que surpreenderam o Brasil, querem embolar de vez o grupo e deixar a decisão para a última rodada.

Brasil x Costa Rica

2ª rodada do Grupo E

9h – São Petersburgo

A intenção da comissão técnica brasileira era repetir a escalação da estreia – e chegar ao terceiro jogo seguido com o mesmo time, algo que não acontecia desde 2013 -, mas uma baixa inesperada fez Tite mudar de planos. Danilo sentiu lesão no quadril, se queixou de dores em treino na véspera da partida contra a Costa Rica e será desfalque nesta sexta-feira. Fagner ganhou a vaga, e voltará a atuar após dois meses fora de jogos oficiais.

– Em todos os jogos temos que ter uma boa atuação e vencer. Este jogo também. Ajustes! Ser efetivo. Transforma as oportunidades em gol, e ela te dá essa condição. Continua proporcionando muito poucas oportunidades ao adversário. “Ah, mas a Suíça fez um gol”. Analisa o contexto todo, quantas criou, quantas finalizou – disse o comandante brasileiro.

No lado da Costa Rica, como se não bastassem os problemas internos enfrentados nos últimos dias e a derrota para a Sérvia na estreia, a seleção tem pela frente uma das favoritas ao título da Copa do Mundo – e que não foi bem na primeira rodada. Os discursos do técnico Óscar Ramírez e do capitão Bryan Ruiz foram mais de “esperança por um bom resultado” do que “confiança pela vitória”. Os dois reconhecem a ampla superioridade brasileira, mas apostam em explorar algumas deficiências da equipe de Tite. Como, por exemplo, nas jogadas de bola parada.

Uma derrota deve significar a eliminação da Copa do Mundo. Resta saber se este grupo, que conta com muitos jogadores que brilharam no Brasil há quatro anos, consegue repetir a façanha de 2014, quando sobreviveu a uma chave com Itália, Inglaterra e Uruguai e só parou nas quartas de final diante da Holanda, nos pênaltis. A única mudança para o jogo contra a Seleção será na lateral esquerda com Oviedo no lugar de Calvo.

Transmissão: TV Globo e GloboEsporte.com (Galvão Bueno, Casagrande, Ronaldo e Arnaldo) e SporTV (Luiz Carlos Júnior, Lédio Carmona e Ricardinho). O site também acompanha o jogo em Tempo Real.

Prováveis escalações:

Brasil: Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho e Philippe Coutinho; Willian, Gabriel Jesus e Neymar.

Técnico: Tite.

Costa Rica: Navas; Gamboa, Acosta, González, Duarte e Oviedo; Venegas, Guzmán, Borges e Bryan Ruiz; Ureña.

Técnico: Óscar Ramírez.

Arbitragem:

Árbitro principal: Bjorn Kuipers (Holanda)

Assistentes: Sander van Roekel e Erwin Zeinstra (Holanda)

Quarto árbitro: Damir Skomina (Eslovênia)Gunnarsson marcando Messi na estreia: capitão destacou força do conjunto da Islândia (Foto: REUTERS/Albert Gea)

Nigéria x Islândia

2ª rodada do Grupo D

12h – Volgogrado

Do lado da Nigéria, a tendência é que o técnico alemão Gernot Rohr mexa na escalação que enfrentou a Croácia. O atacante Ahmed Musa, que perdeu espaço nos últimos jogos dos nigerianos, é uma opção. Apenas dos 25 anos de idade, ele é um dos quatro jogadores do jovem grupo que já jogaram Copa (em 2014, no Brasil). Pode ser opção para o começo ou ao decorrer do jogo para fura uma defesa islandesa eficiente, que deu trabalho aos argentinos.

Na Islândia, tanto na delegação quanto no país, o clima é de união e euforia. Na estreia contra a Argentina, 99% dos aparelhos de televisão estavam ligados no jogo. Para o capitão Gunnarsson, o ponto forte da equipe é justamente a força conjunta da equipe. E na coletiva na véspera do jogo o tom é de total harmonia.

Prováveis escalações:

Nigéria: Uzoho; Shehu, Troost-Ekong, Balogun e Idowu; Ndidi, Obi Mikel e Etebo; Moses, Ighalo e Iwobi.

Técnico: Gernot Rohr

Islândia: Halldórsson, Saevarsson, Árnason, Ragnar Sigurdsson e Magnússon; Gunnarsson, Hallfredsson, Gylfi Sigurdsson, Bjarnason e Gislason; Finnbogason.

Técnico: Heimir Hallgrímsson

Arbitragem:

Árbitro principal: Matthew Conger (Nova Zelândia)

Assistentes: Simon Lount (Nova Zelândia) e Tevita Makasini (Tonga)

Quarto árbitro: Ricardo Montero (Costa Rica)

Mladen Krstajic vê time dos sonhos na Sérvia  (Foto: REUTERS/Gonzalo Fuentes)Sérvia x Suíça

2ª rodada do Grupo E

15h – Kaliningrado

A confiança está grande em ambas as equipes após os resultados na primeira rodada. Enquanto a Suíça empatou com o Brasil por 1 a 1, a Sérvia lidera o grupo após derrotar a Costa Rica por 1 a 0. Técnicos e jogadores se mostraram descontraídos ao longo da semana, mas sempre dando o favoritismo da chave ao Brasil. É um jogo com ares de decisão para as duas equipes, e eles sabem disso.

Pelo lado da Suíça, a maior dúvida está no meio de campo. Behrami, que foi o “carrapato” de Neymar no empate frente à Seleção, está com dores na coxa esquerda desde o jogo e só voltou a campo no treino desta quinta, mas claramente mostrou que não está 100% recuperado levando a mão ao local lesionado a todo momento. Se for vetado, deve ser substituído por Zakaria. No mais, os principais nomes como Xhaka, Shaqiri e o autor do gol suíço Zuber estão prontos para a partida desta sexta-feira.

A Sérvia não tem problemas para o jogo e deve ir com força máxima com o termômetro Matic, o camisa 10 Tadic e o talentoso Milinkovic-Savic. Empolgado com o bom momento da equipe do leste europeu, o técnico Mladen Krstajic chegou a dizer que está dirigindo um “dream team”. A equipe garante que vai atrás da vitória, o que selaria a classificação às oitavas, mas jogaram todo o favoritismo para os suíços, melhores colocados no ranking da Fifa.

Prováveis escalações:

Sérvia: Stojkovic; Ivanovic, Milenkovic, Tosic e Kolarov; Matic, Milivojevic, Tadic, Milinkovic-Savic e Ljajic; Mitrovic.

Técnico: Mladen Krstajic.

Suíça: Sommer; Lichtsteiner, Schär, Akanji e Ricardo Rodríguez; Behrami (Zakaria), Xhaka, Dzemaili, Zuber e Shaqiri; Seferovic.

Técnico: Vladimir Petkovic.

Arbitragem:

Árbitro principal: Felix Brych (Alemanha)

Assistentes: Mark Borsch e Stefan Lupp (Alemanha)

Quarto árbitro: Nawaf Shukralla (Bahrein).

G1