Em Picuí-Pb, vereadores da oposição acordam com professores e decidem aprovar novo Piso do Magistério

Por - em 6 anos atrás 768

camara picui5Em assembleia realizada com os professores do município de Picuí, Seridó paraibano, na tarde desta quarta feira (16), em conjunto com o SIMPUC e representantes da Gestão Municipal, os vereadores da oposição, resolveram voltar atrás e aprovar na integra o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre concede aumento do Piso Salarial dos professores com vigência a partir de abril do corrente ano.

O acordo em tela visa garantir o pagamento do novo piso esse mês de maio. Em contra partida, o sindicato e os professores, se comprometeram, inclusive em ATA, a continuar na luta para ter o seu piso nacional respeitado na sua integralidade.

Segundo o procurador jurídico do município de Picuí Joagne Augusto, a Emenda Modificativa apresentada pelos vereadores da oposição, além de inconstitucional iria prejudicar os professores, uma vez que após o veto do prefeito, a matéria só poderia ser apreciada novamente após 45 dias, ou seja, o novo piso só seria possível implantar em Julho.

Já a Gestão Municipal afirma que o município não tem condições de, no momento, pagar o retroativo até janeiro como queria os vereadores de oposição em sua Emenda Modificativa, sob pena de descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, que é tão lei quanto a do magistério.

O assunto repercutiu na manhã desta quarta feira (16), no Jornal da Rádio Sisal FM, quando da entrevista com o procurador Joagne e o Secretário de Finanças Marcio Renato.

“A luta pela classe não pode parar e ainda que os profissionais não podem e não devem ser prejudicados, nós, vereadores de oposição, levamos uma proposta a assembleia e essa foi aprovada pelos educadores presentes”. Disse o vereador Ataíde Xavier (PSD).

Em fim após debates acalorados, a fumaça branca surgiu entre Executivo e Legislativo trazendo como consequência vitória para o magistério picuiense.

Portal do Curimataú