Água de Boqueirão vai começar a abastecer Açude Acauã em até 15 dias

Por - em 6 anos atrás 662

boqueirão 3A Barragem Argemiro Figueiredo (Acauã), em Itatuba, Agreste paraibano, deve começar a receber águas do Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, nos próximos 15 dias. A informação foi confirmada ao Portal Correio pelo coordenador do Departamento de Obras contra a Seca na Paraíba (Dnocs-PB), Alberto Gomes Batista.

Na mais recente medição de volume, nessa sexta-feira (23), foi constatado que o reservatório Acauã está com apenas 7,6 milhões de metros cúbicos, 3,1% de sua capacidade, que é de 253 milhões de metros cúbicos. “O Acauã está praticamente seco e a única forma de salvá-lo é abrindo as comportas em Boqueirão”, justificou o coordenador do Dnocs.

De acordo com ele, ao longo da próxima semana o Dnocs vai dar continuidade aos testes do procedimento. Por enquanto, ainda não se sabe quanto de água será liberado de Boqueirão para Acauã.

“Essa decisão é de responsabilidade da ANA [Agência Nacional de Águas] e devemos ser informados na segunda-feira. É necessário todo um estudo porque prejudicar o abastecimento de Campina Grande e região está fora de cogitação. A soma dos volumes que sairão do Açude de Boqueirão precisa continuar sendo inferior aos ganhos. As chuvas ocorridas recentemente e a Transposição do Rio São Francisco facilitam o cumprimento desse objetivo”, garantiu Alberto Gomes Batista.

O coordenador do Dnocs assegurou também que os volumes liberados durante a fase de testes não prejudica o abastecimento do açude de Boqueirão, pois é muito baixo. A intenção é de que a abertura definitiva das comportas aconteça num prazo máximo de até 15 dias. “Para isso, estamos antecipando a entrega da reforma do Açude Epitácio Pessoa. Estava prevista para acontecer somente no mês de maio, mas conseguimos acelerar as obras”, acrescentou.

O Açude Epitácio Pessoa está com 45,2 milhões de metros cúbicos, 11% de sua capacidade máxima, que é superior a 411 milhões de metros cúbicos.

Portal Correio