Em Picuí-PB, após chuvas deste domingo (29) aumenta sangria do açude Caraibeira

Por - em 4 anos atrás 692

O açude Caraibeira, localizado em Picuí, Seridó paraibano, considerado o segundo manancial mais importante do município, após as chuvas, recebeu bastante água do leito de seus rios na tarde deste domingo (29).

Após 12 anos, o açude em tela com capacidade para 2.709.260 m3, responsável pelo abastecimento da cidade de Nova Palmeira através de bombeamento da CAGEPA e parte do município de Picuí via carros pipas, se encontra nesta segunda-feira (30) segundo a AESA com cerca de  103% de sua capacidade, fato que fez com que o manancial aumentasse consideravelmente a sua sangria.

As águas da sangria do Caraibeira desce pelos rios do Pedro e Várzea em direção a Barragem da Várzea Grande, que já começa a receber o líquido precioso.

O sonho e a esperança da população se renovam com a possibilidade da Barragem em tela que abastece as cidades de Picuí e Frei Martinho, receber nos próximos dias um bom volume de água. Várzea Grande tem capacidade para 21.532.659 m3 e se encontra hoje com 192.772 m3 (0,90%).

Segundo informações até o presente vários pequenos e médios açudes estão sangrando na zona rural do município de Picuí, a exemplo das comunidades Gravatá, Manoel Pequeno, Amaro Garcia em Águas Belas entre tantos outros.

De acordo com a Empaer/ETA, em Picuí as precipitações pluviométricas registram um total parcial de 377 mm de chuvas neste ano de 2020 na sede do município, na zona rural os registros ocorreram em maior intensidade. Nesse domingo (29) foram registrados nas comunidades próximas ao açude de Caraibeira, 35 mm de chuvas em média.

Portal do Curimataú