Veja o que você precisa saber para começar essa terça-feira 5 de novembro

Por - em 4 anos atrás 423

Bom dia,

O Portal do Curimataú reuniu as principais notícias desta terça-feira (5), para você começar o dia bem-informado.

INSS em Picuí-PB

Uma agência da Previdência Social vai ser inaugurada nesta sexta-feira (8), em Picuí, no interior da Paraíba.

A unidade vai beneficiar os 18 mil habitantes do município e aproximadamente 15 mil habitantes das cidades vizinhas.

A solenidade de inauguração está marcada para as 10h da manhã e terá a presença de Marcos de Brito, superintendente regional do INSS no Nordeste, Renato Vieira, presidente do INSS, e Roberto Marinho, secretário especial de Previdência e Trabalho.

Novas medidas econômicas

O governo anuncia hoje novas medidas econômicas que prometem melhorar as contas do governo, dos estados e municípios e estimular o crescimento da economia com geração de empregos.

O pacote econômico será apresentado ao Congresso por Bolsonaro e pelos ministros Paulo Guedes e Onyx Lorenzoni, e prevê mudanças no pacto federativo, com a divisão dos recursos do petróleo e aumento dos repasses do Fundeb.

O plano que será anunciado nesta manhã também conta com uma “PEC emergencial”, com uma série de gatilhos que podem ser acionados no caso dos gastos públicos saírem do controle.

Propostas de reforma administrativa e de regras trabalhistas podem sair ainda nesta semana, mas mudanças tributárias devem ficar mais para frente.

Manchas de óleo

Uma nota técnica do Ibama publicada ontem é taxativa ao afirmar que imagens de satélite não são capazes de localizar manchas de óleo no oceano. O documento é assinado por dois analistas ambientais e foi divulgado 3 dias após a PF usar a análise feita por uma empresa privada para afirmar que um navio grego é o principal suspeito do desastre que já afetou mais de 300 praias do Nordeste.

Terceira via em Cuité-PB

O vice-prefeito de Cuité Eliu Pessoa (PP) acenou na tarde desta sexta-feira (01), para uma candidatura própria, representando uma terceira via nas eleições de 2020 na capital do Curimataú paraibano.

Até então, as pré-candidaturas do atual prefeito Charles Camaraense e da ex-prefeita Euda Fabiana, acenam para possíveis concorrentes nas eleições de 2020.

Guardiões da Floresta

Dentro da floresta amazônica existe um grupo organizado de vigilantes indígenas que se arrisca para proteger o que ainda resta do território de etnias Guajajara, Kaapor e Awa-Guajá. São os ‘Guardiões da Floresta’, que trabalham continuamente para defender suas terras de madeireiros. Alguns usam até câmeras e GPS.

Perícia em áudio

Os líderes da oposição no Senado e na Câmara, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e o deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ), pediram ao Ministério Público do Rio (MPRJ) uma nova perícia no sistema de gravação da portaria do condomínio onde o presidente Jair Bolsonaro tem uma casa, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Eles afirmaram que é preciso resguardar o sistema de gravação para que seja afastada qualquer suspeita de manipulação de provas. Áudio é evidência, segundo o MP, de que acusados de matar Marielle se encontraram e contradiz porteiro que citou Bolsonaro.

No sábado (2), sobre o conteúdo dos interfones, Bolsonaro disse: “Nós pegamos antes que fosse adulterado”. Na quarta (30), o MP tinha anunciado que uma perícia desmentia o depoimento do porteiro, que afirmou que um dos suspeitos do assassinato de Marielle Franco, o ex-PM Élcio Queiroz, entrou no condomínio alegando que iria na casa 58, a do presidente, que não estava no Rio, mas em Brasília.

INSS digital em Picuí

Com o objetivo de dar conhecimento à população sobre a importância da plataforma digital, a Câmara Municipal de Picuí, Seridó paraibano, em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizou na noite desta segunda-feira (4), uma palestra sobre o Projeto INSS Digital.

A ação aconteceu no plenário do legislativo municipal e teve como palestrante o Dr. Rogério Oliveira, gerente executivo do INSS na Paraíba.

Enem 2019

Faltam cinco dias para as tão temidas provas de Ciências da Natureza e de Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. E não adianta se desesperar: a reta final deve ser usada para revisar conteúdos e fórmulas que já foram estudados durante o ano.

Após ter duas alunas ‘nota mil’ na redação do Enem, professora fez a prova pela 1ª vez. Sharlene Leite, do Curso Escrita Única Pré-Vestibular, decidiu fazer a prova para experimentar a sensação de ficar do lado dos estudantes.

Mais pavimentação em Picuí

Na tarde desta segunda-feira (4), o prefeito Olivãnio Remígio (PT), do município de Picuí, Seridó paraibano, anunciou direto da capital João Pessoa, mais uma boa nova para os habitantes do bairro Cenecista, a pavimentação de cinco ruas no bairro em tela. No bairro Pedro Salustino mais quatro ruas estão sendo beneficiadas com valor de 30,6 mil, através de recursos próprios.

Greve no RJ

Agentes que cuidam dos menores infratores do Rio de Janeiro entraram em greve nesta madrugada. Entre as cobranças da categoria estão os pedidos pela liberação do Regime Adicional de Serviço (RAS) e do porte de arma para os agentes. Logo após início da greve, houve uma rebelião no Centro de Sócioeducação Gelso de Carvalho Amaral, na Ilha do Governador, segundo Sind-Degase. Menores conseguiram arrebentar a porta de uma cela e invadir uma galeria. Não houve feridos, nenhum adolescente fugiu e o tumulto foi controlado por homens do Grupamento de Ações Rápidas do Degase.

João em Recífe

O governador Azevêdo confirmou presença, nesta quarta-feira (6) pela manhã, na reunião do Consórcio abertura da Conferência Brasileira de Mudanças do Clima.

A reunião acontece no Palácio do Campo das Princesas, cujo objetivo é planejar e organizar uma missão que os governadores do Nordeste farão na Europa a partir do dia 18 de novembro para atração de investimentos para a região.

Infraestrutura

O investimento em infraestrutura no Brasil deverá apresentar um ligeiro crescimento neste ano, mas ainda permanecerá em um patamar baixo, de acordo com levantamento realizado pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib).

Motocicletas

Uma vez por ano Milão se torna a capital mundial da moto, quando o principal evento mundial do setor acontece na cidade italiana. Honda, Yamaha, BMW, Ducati, Harley-Davidson e todas as mais importantes marcas de motos apresentam a partir desta terça-feira seus lançamentos na Exposição Internacional de Ciclo e Motocicleta (Eicma) 2019, o tradicional Salão de Milão.

Previsão do tempo

Hoje na Paraíba no decorrer do dia o tempo deverá permanecer com poucas nuvens sobre grande parte do Estado e com as temperaturas em elevação, principalmente no período da tarde, no setor/oeste.

Temperatura máxima no Sertão 36º, Mínima no Curimataú e Seridó-PB, 22º.

Hoje é dia de…

Dia Nacional da Língua Portuguesa

Dia da Cultura e da Ciência

Dia do Técnico Agrícola

Dia Nacional do Interactiano

Tudo isso e muito mais, você vai ficar sabendo acessando www.PortaldoCurimatau.com.br

Portal do Curimataú