Veja o que você precisa saber para começar o dia bem-informado

Por - em 5 anos atrás 825

Bom dia,

O Portal do Curimataú reuniu as principais notícias desta sexta-feira 11 de outubro, para você começar o dia bem-informado.

Prefeito de P. Lavrada exige fidelidade

O prefeito de Pedra Lavrada, Seridó paraibano, Jarbas Melo (PSD) se reuniu na manhã desta quinta-feira (10), em seu gabinete, para cobrar explicações do seu secretariado por não está enxergando engajamento do seu primeiro escalão com as ações do governo municipal.

Uma fonte que esteve presente na reunião confidenciou que o prefeito “chamou o feito a ordem” com os secretários e exigiu mais participação dos seus escolhidos nas ações do governo municipal no momento que o governo passa por uma crise de impopularidade devido aos atrasos salariais.

Sobrinha de Irmã Dulce

Pouco antes de viajar para Roma, onde participará domingo da canonização da Irmã Dulce, Maria Rita Lopes Pontes, sobrinha dela, falou sobre lembranças e ensinamentos da tia. Disse que o “diferencial” de Irmã Dulce é que a santa “pisou e viveu neste mundo em que nós estamos”. Ela ressaltou, ainda, o fato de Irmã Dulce ser uma santa “contemporânea” e próxima da realidade das pessoas.

Irmã Dulce é uma santa que pisou e viveu neste mundo, diz sobrinha

A cerimônia de canonização acontecerá no Vaticano e será conduzida pelo Papa Francisco. Irmã Dulce é a primeira mulher nascida no Brasil a se tornar santa e passará a ser chamada Santa Dulce dos Pobres.

Alerta em Picuí com Aedes aegypti

Há cinco anos em situação de risco para surto das três enfermidades, Picuí já registrou, de janeiro a julho de 2019, 48 casos de dengue e três de chikungunya. Os números já ultrapassam os de 2018, quando foram identificados 49 casos das duas doenças. Não há notificações de zika. A coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município, Airy Yslenia, revela que a maioria dos focos do mosquito é encontrada dentro das residências, em baldes com água destampados e reforça cuidados.

Nobel da Paz

Será anunciado nesta manhã o Nobel da Paz de 2019. Em 2018, a ex-escrava sexual do grupo extremista Estado Islâmico Nadia Murad e o médico ginecologista Denis Mukwege ganharam o prêmio por seus esforços para acabar com o uso da violência sexual como arma de guerra e conflito armado.

E mais sobre o Equador

As manifestações começaram por causa do fim subsídio estatal aos combustíveis, que existia havia quatro décadas. Com isso, o preço dos combustíveis subiu mais de 120%. Ontem, ativistas detiveram oito policiais em um centro cultural de Quito, capital equatoriana. A revolta ocorreu depois da notícia de mais uma morte nos protestos no Equador, que começaram há uma semana.

Empaer-PB em ação

A Empaer gerencia regional de Picuí, vem realizando nos últimos dias, várias ações que beneficiam diretamente os agricultores familiares dos municípios jurisdicionados através dos programas “Garantia Safra e Procase”. A Gerencia do Curimataú se destaca durante os últimos dias na prestação de assistência técnica a agricultura familiar.

Apoio dos EUA ao Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse ontem que mantém o apoio à entrada do Brasil na Orgaização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em uma postagem no Twitter, o norte-americano afirmou que a declaração conjunta assinada durante a visita do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, à Casa Branca em março continua valendo.

Mortos no Fallet

O inquérito instaurado pela Polícia Militar para investigar possíveis irregularidades na operação do Fallet Fogueteiro, que terminou com 15 mortos, concluiu que não houve “crime ou transgressão” na conduta dos PMs que atuaram na ação, em 8 de fevereiro. Na ocasião, 13 homens que seriam ligados ao tráfico foram mortos dentro de uma casa e mais dois corpos foram encontrados em outro local. Familiares dos mortos falam em tortura e execução.

João e o apoio a saúde

Para reduzir o número de pessoas que esperam por cirurgias em pelo menos 190 municípios do Estado, o governador João Azevêdo lança nesta sexta-feira (11), às 10h, o Programa Opera Paraíba, durante solenidade no Palácio da Redenção, em João Pessoa. Ao todo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), serão investidos R$ 6 milhões ainda no primeiro ano do programa, que vai beneficiar aproximadamente 11 mil usuários.

A força-tarefa do Governo do Estado na realização das cirurgias eletivas atende às demandas reprimidas encaminhadas pelas secretarias municipais de Saúde. O programa será implantado em 12 hospitais da Rede Estadual, contemplando 36 tipos de cirurgias nas especialidades de ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia, proctologia e cirurgia geral.

Carteira de Trabalho Digital

O governo anunciou as regras para a emissão da carteira de trabalho digital, que irá substituir a carteira de papel. Entretanto, o trabalhador deverá manter o documento físico para comprovação dos vínculos empregatícios. Saiba como funciona e como habilitá-la.

A importância das terras indígenas

As terras indígenas concentram quase um terço do território onde a floresta ainda sobrevive e 23% da área da Amazônia. Do outro lado, respondem por apenas 7% do que queimou neste ano e, junto com as unidades de conservação, ganham importância na proteção da vegetação a cada ano. Entenda como elas protegem a floresta.

Rondônia perdeu 35% de sua área desde 1985, enquanto os karipunas, território mais afetado do estado em 2019, perdeu apenas 2,3%.

UFCG Cuité em destaque

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) teve 35 cursos classificados no primeiro guia publicado pelo Jornal Estadão em parceria com a startup da área educacional Quero Educação, empresa com sede em São José dos Campos (SP).

No campus Cuité receberam três estrelas, conceito “bom”. São eles: Matemática, Física e Ciências Biológicas.

Tempestade

O Japão se prepara enfrentar gigantesco tufão Hagibis. Tormenta deve chegar ao país com ventos de até 162 km/h, e pode afetar GP de Fórmula 1 e partidas da Copa do Mundo de Rúgbi.

Cinema

Cesar Soto: estreias do cinema têm Will Smith, suspense brasileiro e Marco Nanini.

Will Smith vs. Will Smith, um terror brasileiro e um drama estrelado por Marco Nanini são os destaques estre os filmes que estrearam nos cinemas nesta quinta-feira (10).

Previsão do tempo

Hoje na Paraíba no decorrer do dia o tempo deverá permanecer com poucas nuvens sobre grande parte do Estado e com as temperaturas em elevação e baixos índices de umidade relativa do ar, principalmente no período da tarde, no setor centro/oeste do Estado

Temperatura máxima no Sertão 37º – Mínima no Curimataú e Seridó 18º.

Hoje é dia de…

Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

Portal do Curimataú