Veja o que você precisa saber para começar o dia bem-informado

Por - em 5 anos atrás 431

Bom dia! O Portal do Curimataú trás aqui os principais assuntos para você começar o dia bem-informado nesta sexta-feira 20 de setembro.

Estrada Picuí a Nova Floresta

Nesta quarta-feira (18), terminou o prazo fixado pela comissão de licitação do DER-PB para apreciação dos recursos apresentados por parte das empresas concorrentes da licitação para pavimentação asfáltica da PB 151, no trecho entre as cidades de Picuí e Nova Floresta.

Das 10 empresas que apresentaram documentação, duas foram inabilitadas por não atender as exigências documentais do edital. Agora 8 empresas concorrem a próxima fase das propostas. Expectativa de início acontece provavelmente até novembro.

Novas regras eleitorais

Aprovado projeto de lei que cria novas regras para partidos políticos e para as eleições.

A cúpula do Congresso Nacional acompanha com lupa os movimentos de Jair Bolsonaro em relação ao projeto que estabelece novas regras eleitorais. Parlamentares avaliam que, se o presidente vetar trechos considerados essenciais, poderá abrir uma crise com o Poder Legislativo.

Entre outros pontos, a proposta cria um fundo eleitoral sem valor definido para financiar as campanhas do ano que vem. Para alguns parlamentares, o presidente até pode vetar um trecho ou outro do projeto sem grandes consequências para os trabalhos com o Legislativo. Mas há preocupação com um eventual veto ao ponto tido como fundamental: justamente o que trata do fundo.

Fumaça de queimadas

Os ventos úmidos que sopram da Amazônia para as regiões Sul e Sudeste trouxeram fumaça de queimadas para diversas cidades de São Paulo e Paraná. A fumaça é oriunda de focos de fogo no Cerrado e na Amazônia, mas também de países vizinhos como Bolívia, Peru e Paraguai. O fenômeno foi verificado na quarta-feira (18) e chegou à cidade de São Paulo ontem.

Queda de Braço em Cuité

De acordo com o presidente do Poder Legislativo Municipal de Cuité, Curimataú paraibano, Renan Furtado, o prefeito Charles Camaraense (PPS), vem patrocinando uma série de movimentos contra ele, e seus colegas vereadores da oposição.

A queda de braço entre os chefes do Executivo e Legislativo Municipal de Cuité ocorre em função da necessidade de suplementação do Orçamento Municipal, onde o Prefeito solicita a Câmara, suplementação orçamentaria no valor aproximado de R$ 13 milhões (20%), a oposição só autorizou 3 milhões (6%). Serviços, obras e ações podem ser paralisados no município.

Desbloqueio de recursos

O Ministério da Economia divulga relatório de receitas e despesas do orçamento de 2019. A expectativa é de liberação de recursos aos ministérios de, ao menos, R$ 8,3 bilhões. O governo já informou que deverá recompor os valores para o pagamento de bolsas do CNPq.

Nova ofensiva saudita

A coalizão liderada pela Arábia Saudita iniciou nova operação militar ao norte da cidade portuária de Hodeida, no Iêmen, contra o que descreveu como “alvos militares legítimos”. A ofensiva ocorre em meio à crise internacional gerada pela destruição de instalações petroleiras na Arábia Saudita. Os rebeldes houthis – apoiados pelo Irã na Guerra do Iêmen e que ocupam Hodeida – reivindicaram a autoria dos ataques de sábado, mas os governos saudita e norte-americano sugerem que o regime iraniano esteja por trás da ação.

Festa surpresa em Frei Martinho

Servidores da Prefeitura Municipal de Frei Martinho, Seridó paraibano, prepararam, na manhã desta quinta-feira (19), uma festa surpresa para comemorar o aniversário do Prefeito Aido Lira (PSB).

A celebração aconteceu na sede da Prefeitura e contou com a presença de Secretários Municipais, Assessores e Servidores Públicos, que desejaram feliz aniversário ao Prefeito.

Mulheres e o futebol no Irã

Impedidas de ir aos estádios, mulheres do Irã assistem a jogos de futebol em shoppings e cafés. Essas jovens torcedoras pintam os rostos com a bandeira do país e sorriem com alegria. Nesses locais, elas torcem pela seleção iraniana em telões com outros torcedores – do sexo masculino.

Mulheres iranianas são banidas dos estádios em jogos de futebol masculino no país desde a Revolução Islâmica de 1979. E o tema atraiu olhos de todo o mundo após uma torcedora atear fogo nela mesma ao ser presa por assistir a uma partida entre dois clubes do Irã.

Visita animal

O menino Yuri Maia, de 7 anos, está internado para tratar osteomielite na perna esquerda há mais de duas semanas. Neste período ele passou por duas cirurgias em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. O tempo de internação até receber alta só deve acabar em dez dias, segundo projeções médicas. Apesar de toda a dificuldade que o garoto passa com a rotina hospitalar, ele nunca deixou de lado a paixão que tem por cavalos.

Foi pensando em animar um pouco mais a recuperação de Yuri que uma equipe multidisciplinar do hospital resolveu surpreender o menino com a visita inusitada de um cavalo, na verdade, da égua Lady Bela, da raça Paint Horse.

O deputado federal e presidente do PTB da Paraíba, Wilson Santiago, negou nesta quinta-feira (19) que tenha feito convite para que o governador João Azevêdo (PSB) integre os quadros da legenda. Ele apontou que espera o fim do imbróglio de João no PSB, em meio à crise pelo comando da legenda.

“O governador João Azevêdo será bem-vindo em qualquer partido político, mas não falei com ele e nem tem convite feito.

Cinema

Quinto filme da série “Rambo” é o destaque nas estreias da semana no cinema.

‘Rambo: Até o Fim’, ‘Midsommar’ e novo ‘Asterix’ são os filmes da semana. Fim de franquia com Stallone, terror moderno e clássico francês são destaques nos cinemas.

Seleção Brasileira

Depois do empate com a Colômbia e a derrota para o Peru nos amistosos de setembro, o técnico Tite volta a chamar a Seleção Brasileira nesta sexta-feira, às 11h. A lista de 23 convocados será para as partidas amistosas contra Senegal e Nigéria, que serão disputadas em Cingapura, na Ásia, nos dias 10 e 13 de outubro.

Previsão do tempo para a sexta-feira (20)

Hoje na Paraíba no decorrer do dia, poderão ser registradas chuvas passageiras e pontuais na faixa litorânea do estado, enquanto que nos demais setores, o céu deverá variar entre parcialmente nublado e claro.

Temperatura máxima: 35º no Sertão – Mínima: 19º no Curimataú e Seridó.

Portal do Curimataú