Paraíba reunirá grandes nomes da segurança para debater soluções de enfrentamento à violência

Por - em 5 anos atrás 430

A Paraíba vai sediar um dos maiores eventos de segurança e justiça do Brasil. Nos dias 26, 27 e 28 de agosto, 34 profissionais e especialistas brasileiros – de renome nacional e internacional – estarão reunidos no ‘iBRASJUS FÓRUM 2019: Estado e sociedade construindo soluções para prevenir e reduzir as violências e fortalecer a segurança’. O encontro será realizado no Centro Cultural Ariano Suassuna do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). A programação completa pode ser visualizada no site https://forum2019.ibrasjus.org/programacao.

O iBRASJUS FÓRUM 2019 é um iniciativa do Instituto Brasileiro de Segurança e Justiça e tem por finalidade fomentar o diálogo e o debate sobre questões que vêm afetando a qualidade de vida da população, produzindo violência, ameaça, medo e insegurança, além de comprometer o processo de desenvolvimento econômico, social e civilizatório da nação brasileira.

A partir do iBRASJUS FÓRUM 2019, será formada uma rede nacional e plural de profissionais que pensarão a segurança de uma forma ampla, envolvendo desde os problemas da violência praticada nas ruas contra os cidadãos, passando pelos crimes cibernéticos e indo até a corrupção. E, mais que debater os problemas causados pela criminalidade, essa rede vai desenvolver soluções para a área, conforme pontua o coronel Washington França da Silva, diretor-presidente do iBRASJUS, consultor em Segurança Pública e sócio fundador dessa entidade.

“Essa rede será composta por especialistas e acadêmicos interessados e dispostos a dialogar, bem como contribuir, de forma resolutiva, com esse laboratório de ideias na produção de conhecimento técnico-científico e de propostas para o efetivo equacionamento das questões relacionadas à segurança e justiça. O que nós vamos fazer é promover uma ampla análise e reflexão de cada conjuntura e dos fatores geradores das situações-problema, para formular soluções criativas e indutoras de políticas públicas que possam efetivamente contribuir com a pervenção, o controle e com a mudança dessa grave realidade”, explica.

Temas debatidos

Entre os temas que serão debatidos no iBRASJUS FÓRUM 2019 estão: gestão compartilhada da Segurança Pública, liberação das armas, crime organizado e os seus reflexos na sociedade, Sistema Prisional Brasileiro, tecnologia como instrumento de governança e gestão, controle de fronteiras no Brasil, avanços e desafios no enfrentamento à corrupção, saúde e segurança dos profissionais de Segurança Pública e estratégias para melhor enfrentamento da violência contra a mulher.

Números da violência no Brasil em 2019

Dados oficiais do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), divulgados no último dia 16 de julho de 2019, revelam uma tendência de redução nos crimes contra a pessoa e contra o patrimônio no país no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Os esforços desenvolvidos para reduzir os crimes contra a vida (homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte e latrocínio), combater as facções criminosas e a corrupção sinalizam para uma redução de 21,89% das mortes violentas no Brasil, de janeiro a março de 2019. Nesse período foram registradas 10.458 mortes violentas este ano, contra 13.389 no primeiro trimestre de 2018.

Em que pesem as ações que os governos federal e estaduais, particularmente através dos órgãos que integram o Sistema de Justiça Criminal, os números absolutos, se confirmada essa tendência de diminuição criminal, ainda se manterão muito expressivos, projetando, em 12 meses, algo em torno de 41.832 mortes violentas a serem registradas em todo o ano de 2019.

Diante de estatísticas tão alarmante, o iBRASJUS surge para, entre outras coisas, pensar e debater a justiça e a segurança, dentro de uma visão ampliada e holística, indicando caminhos e soluções que ajudem a formular, planejar e desenvolver, localmente e de forma articulada e integrada, as políticas públicas de segurança e as políticas de segurança pública, como resultantes do exercício de governança e gestão.

O que é o iBRASJUS

O Instituto Brasileiro de Segurança e Justiça, é uma associação apartidária, com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e de âmbito nacional. A dinâmica de funcionamento do iBRASJUS será através da composição de Câmaras Temáticas, as quais serão constituídas por grupos de especialistas, que se debruçarão em estudar, construir conhecimento e desenvolver soluções sobre os seguintes assuntos:

Gestão integrada, modernização, tecnologia e eficiência do Sistema de Justiça Criminal;

Polícias: sistema, mandato, aspectos do trabalho, técnicas e valorização profissional;

Mídia, segurança pública, participação e controle social;

Política criminal, política prisional e segurança pública;

Crime organizado, terrorismo, segurança e desenvolvimento;

Violências, cultura de prevenção e desenvolvimento local;

Planejamento urbano, mobilidade urbana e segurança pública;

Saúde e segurança dos profissionais de segurança; e

Desastres, riscos, proteção e defesa civil.

Assessoria