Em Picuí-PB, População clama por retorno da Patrulha Rural nos Distritos.

Por - em 5 anos atrás 638

patrulha ruralDesativada desde o último dia 11 de fevereiro, a população dos Distrito de Santa Luzia do Seridó e Serra dos Brandões, município de Picuí, Seridó paraibano, clama ao secretário de segurança pública e ao comandante da Polícia Militar da Paraíba Cel. Euller, o retorno da Patrulha Rural.

A patrulha em tela foi desativada em função de um desentendimento ocorrido entre o Prefeito de Picuí Olivanio Remígio (PT) e o Comandante do 9º BPM, com sede em Cuité, Curimataú paraibano, Ten. Cel. Afonso Galvão, quando em um programa de Rádio o prefeito Olivânio Remígio (PT), acusou o Cel. Afonso Galvão de Omisso, em razão do mesmo não atestar de público a parceria existente entre Prefeitura de Picuí e a Polícia Militar, com custos de cerca de quatro mil reais mensal, dando margem para moradores das comunidades em tela fazer denuncia da não presença de policiais principalmente no Distrito de Serra dos Brandões, transparecendo o não apoio da Gestão a polícia.olivanio galvão

As palavras de Olivânio não foram bem recebidas pelo Cel. Afonso que emitiu declaração a imprensa exigindo retratação do Prefeito, sob pena de acionar sua assessoria jurídica para impetrar ações judiciais nas esferas penal (por injúria) e civil (por danos morais) em desfavor do mesmo.

Como isso não aconteceu quem acabou pagando foi à população que ficou prejudicada, apesar do Comandante assegurar a manutenção de todas as ações institucionais desenvolvidas no município de Picuí, quase todas as noites, segundo moradores vêm acontecendo tiros de revolveres, sendo que a cerca de 20 dias, meliantes apedrejaram a Escola do Município localizada na Vila.

Através de uma iniciativa do então governador Ricardo Coutinho (PSB), a Patrulha Rural, reconhecida como um patrimônio das comunidades envolvidas foi instalada na Vila de Santa Luzia no ano de 2011, em parceria com a administração do ex-prefeito Buba Germano, reduzindo consideravelmente os índices de roubos, assaltos e arrastões na área rural da serra desde a implantação do patrulhamento na região, atendendo atualmente um raio de 40 km nos distrito de Santa Luzia do Seridó, Serra dos Brandões e comunidades circunvizinhas, com uma população aproximada de 4 mil habitantes.

Diante do impasse, a população da região serrana sentindo-se desprotegida, apela aos deputados Buba Germano (PSB) e Chió Batista (Rede), votados nos Distritos, interceder junto ao governador João Azevedo e comandante da Polícia Militar o retorno imediato da Patrulha Rural que vinha efetuando o policiamento das áreas rurais da região com patrulhas alternadas e rotas preventivas, prevenindo assaltos e furtos, até porque o próprio prefeito em recente programa de Rádio, reconheceu o equívoco e se prontificou a continuidade da parceria.

Portal do Curimataú

    Sem tags.