Traumas de JP e Campina atenderam 267 acidentados como moto no feriadão de Natal.

Por - em 5 anos atrás 623

acidente cuite motoO Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou 841 atendimentos desde a zero hora da sexta-feira (21) até as primeiras horas desta quarta-feira (26) e o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga, em Campina Grande, 923, a partir de zero hora do sábado (22) até as primeiras horas desta quarta-feira (26).

Em João Pessoa, dos casos registrados, 309 foram considerados graves e gravíssimos, com idades entre dois meses até 99 anos, além de 59 cirurgias de urgência e emergência realizadas na instituição.

Os casos envolvendo quedas lideraram as entradas nos plantões durante o feriado na Capital. No total, 166 pacientes foram atendidos vítimas desse tipo de incidente, seguidos de acidente de moto com 148 casos, corpo estranho com 60, trauma 30, pancada 19, agressão física 18, acidente de automóvel 16, queimaduras 16, atropelamento 16, acidente de bicicleta nove, arma de fogo nove, arma branca foram oito, afogamento dois. Os demais atendimentos foram de casos clínicos como: Acidente Vascular Cerebral (33), entre outros.

Durante o feriado de Natal, o Hospital de Trauma disponibilizou reforço de toda a equipe assistencial, com médicos, equipe de enfermagem e suporte, incluindo UTIs móveis.  A unidade hospitalar é referência em atendimento de casos de urgência e emergência de média e alta complexidade, tais como: trauma (acidentes e desastres), violência (física e sexual), queimadura, choque e doenças clínicas em suas fases agudas – Acidente Vascular Cerebral (AVC) e hemorragia digestiva.

Em Campina Grande os casos envolvendo motos lideraram as entradas nos plantões, durante o período. De acordo com a assessoria de imprensa dos 923 atendimentos, 119 foram vítimas de acidentes de moto. Ainda foram registrados casos de acidente de automóvel (seis), agressão física (20), vítimas de projéteis de arma de fogo (oito) e arma branca (oito). Os demais atendimentos médicos foram na clínica médica e na pediatria.

A unidade de saúde disponibiliza 292 leitos, 340 médicos, sendo 64 em regime de plantão presencial 24 horas. O hospital dispõe de seis salas no bloco cirúrgico e é referência em trauma para 203 municípios da Paraíba, além de algumas cidades do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará.

Secom PB