Encontro entre Trump e Putin deve durar uma hora e meia e será privado

Por - em 6 anos atrás 572

trump putinO encontro entre Donald Trump e Vladimir Putin em Helsinque nesta segunda-feira (16) deve durar uma hora e meia e terá como testemunhas apenas seus intérpretes, de acordo com o release divulgado à imprensa pelo palácio presidencial finlandês, segundo o site Yle, daquele país.

O início do diálogo está previsto para as 13h15 (7h15 em Brasília), e irá acontecer no Salão Gótico do Palácio Presidencial. Em seguida, os dois serão acompanhados por um grupo em um almoço de trabalho no Salão de Espelhos.

Enquanto Trump estiver com Putin, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, participa de uma reunião com o ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov. Também na segunda está agendado um encontro de Pompeo com o ministro de Relações Exteriores da Finlândia, Timo Soini.

Os dois presidentes irão participar de uma entrevista coletiva conjunta, prevista para as 16h50 (10h50 em Brasília), mas não devem divulgar um documento conjunto, como adiantou um porta-voz do Kremlin na sexta-feira.

Café da manhã

Donald Trump, que chegou a Helsinque no domingo, enquanto Putin ainda celebrava a final da Copa do Mundo em seu país, será o primeiro a chegar ao palácio presidencial. Ele será recebido pelo presidente finlandês Sauli Niinistö, com quem tem uma reunião antes de falar com Putin.

Enquanto os presidentes estiverem reunidos, as primeiras-damas Melania Trump e Jenni Haukio tomarão café da manhã juntas, segundo a programação oficial.

Sauli Niinistö também terá uma reunião bilateral com Putin, mas apenas no final do dia, após o encerramento da agenda deste com o presidente dos Estados Unidos.

Temas

Além das sempre conturbadas relações entre EUA e Rússia, outros assuntos devem tornar a pauta ainda mais delicada. Entre eles estão as acusações de que russos interferiram nas eleições presidenciais americanas de 2016, os lados opostos dos países nos combates na Síria, a questão da anexação da Crimeia pela Rússia e a crise diplomáticaprovocada pelo envenenamento de um ex-espião russo no Reino Unido este ano.

Segundo o Kremlin, o desarmamento nuclear global deve ser o tema-chave da reunião. Trump, porém, já afirmou que voltará a questionar Putin sobre a questão das eleições, embora admita que o russo jamais confessaria um possível envolvimento, se fosse o caso.

G1