Picuí sediou audiência pública sobre resíduos sólidos.

Por - em 6 anos atrás 352

residuos picuiAconteceu na tarde dessa terça-feira, 05 de junho, a Audiência Pública “Resíduos Sólidos: questões de saúde pública e de impacto ambiental” que foi presidida pelo Ministério Público da Paraíba, na pessoa de Dr. Alcides Leite de Amorim, Promotor de Justiça da Comarca de Picuí. O evento abriu a “Semana do Meio Ambiente e de Combate aos Agrotóxicos”, promovida pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia – NEA do IFPB – Campus Picuí.

A Audiência Pública contou com a participação dos prefeitos e secretários de infraestrutura, saúde e assistência social dos municípios de Picuí, Pedra Lavrada, Nova Palmeira, Frei Martinho e Baraúna, além de prefeitos e autoridades convidadas dos municípios de Cuité, Sossego e Damião. Na oportunidade, duas empresas de gerenciamento de resíduos apresentaram seus projetos. Em seguida, Dr. Alcides Amorim demonstrou preocupação com a questão social relativa aos catadores de materiais recicláveis da região e confirmou que vai acionar o Ministério Público do Trabalho para juntos solucionarem o problema.

Durante o evento, o coordenador do NEA, professor Frederico Campos Pereira, apresentou os programas “Picuí Cidade Limpa” e “Campo Sustentável” uma parceria do IFPB e da Prefeitura de Picuí que, através da coleta do ‘lixo verde’ da zona urbana, oriundos das podas de arvores e coco, que passam pelo processo de trituração, distribuição em leras e decomposição tendo como resultado final um adubo orgânico de alta qualidade nutritiva distribuído na zona rural e logradouros públicos do município. A ação da fábrica de solos diminuiu em 30% a quantidade de lixo no aterro controlado de Picuí, sendo um exemplo para outros municípios.

A Audiência Pública contou com um grande público, que demonstrou interesse e ao mesmo tempo preocupação, no tocante ao consórcio intermunicipal que precisa ser criado para resolver o problema dos lixões dos municípios da região. O Ministério Público confirmou que tomará providências no sentido de viabilizar as ações de gerenciamento de resíduos nos municípios da Comarca de Picuí.

Assessoria