Artista Plástico Célio Furtado é homenageado com medalha “Ariano Suassuna” em João Pessoa.

Por - em 6 anos atrás 686

 

celio furtadoNa tarde desta quinta-feira (17) no anexo à Câmara Municipal de João Pessoa, o artista plástico, jornalista e escritor paraibano Célio Furtado recebeu a comenda medalha “Ariano Suassuna”.

A cerimônia foi bastante prestigiada por amigos e familiares. O autor da propositura vereador Damasinho, justificou a honraria ao artista como sendo justa e merecida pela contribuição do artista plástico a cultura da capital  paraibana.

Célio Furtado, bastante descontraído relatou seu gosto pela pintura desde cedo e mesmo aos 15 anos de idade  sendo cadeirante devido uma queda de cavalo, foi após tratamento no Sara  em Brasília, e com incentivo de familiares foi capaz de superar as dificuldades.celio

Inicialmente pintava seus quadros em pequenas telas e para aumentar o tamanho da pintura agrupava  em duas telas, foi quando a habilidade e criatividade do artista aflorou ao pintar em tela maior concluindo seus trabalhos com os quadros pintados de cabeça para baixo.

Apaixonado pela arte foi quando teve a ideia em 1979 escrever uma carta para o então presidente João Figueiredo, nela um pedido de uma bolsa para estudar na Escola de Belas Artes no Rio de Janeiro, logo atendido.

O artista plástico foi apresentado pelo seu irmão, Show Fialho, como um homem que dedica sua vida à arte.  A comenda “Ariano Suassuna” é concedida a artistas em destaque com trabalhos na arte e cultura. As pinturas de Célio é um continuo desafio, explora casarios como foi projeto inspirador da FUNJOPE “Pintando a Cidade” Porto do Capim na cidade velha de João Pessoa, a terceira mais antiga do Brasil ainda na gestão do então prefeito Ricardo Coutinho.

Com Dema Macedo