Secretária de Ação Social de Picuí-Pb participa do “XX Encontro Regional do Congemas”

Por - em 6 anos atrás 368

keiles lucenaNesta quarta feira (18) a secretária de Assistência Social do município de Picuí, Seridó paraibano Keiles Lucena, disse que os desafios para a universalização do Sistema Único de Assistência Social na atual conjuntura foi o tema central do “XX Encontro Regional do Colegiado Nacional dos Gestores Municipais de Assistência Social” (Congemas) da Região Nordeste. O evento aconteceu nos dias 12 e 13 de abril, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió.

Segundo Keiles, anualmente o Congemas realiza cinco encontros regionais e um nacional, onde são abordadas várias temáticas inerentes ao Sistema Único de Assistência Social – SUAS, através de oficinas de capacitações para os Gestores e Trabalhadores do SUAS.

Dentre os vários municípios da delegação paraibana e junto à diretoria do Coegemas-PB, o município de Picuí esteve presente, através da secretária de Assistência Social Keiles Lucena, da coordenadora do CRAS Neuma Dantas, da coordenadora do CREAS Telma Silva, da assistente social Rejane Miranda e da psicóloga Joilza Marinho, que avaliaram o encontro com muita positividade, sobretudo em meio a atual conjuntura de desmonte que o SUAS vem enfrentando, oportunidade propícia à reação, através dos órgãos que representam sua defesa.

São nesses espaços de formação e conhecimento, que através dos colegiados, se fortalece a busca e a defesa da Assistência Social como política de seguridade, buscando o atendimento e a efetivação de uma rede de serviços adequada às características regionais e locais por meio de um processo que garanta recursos financeiros das três esferas de governo aos municípios. “Participar deste grande evento fortalece e promove a conscientização dos trabalhadores e gestores do SUAS sobre a importância da contribuição de cada um, decisivamente na consolidação da Assistência Social enquanto política pública, sobretudo com responsabilidade na gerência dos recursos públicos” pontuou Keiles Lucena.

Com Ascom