Escritor Picuiense lança livro na festa de São Sebastião neste sábado (20)

Por - em 6 anos atrás 483

tiago germano 2

O escritor picuiense Tiago Germano, fará neste sábado (20), o lançamento de seu livro “Demônios Domésticos” Volume I, em sua terra natal Picuí, Seridó paraibano, por ocasião dos festejos de São Sebastião.

O evento cultural será realizado no Auditório da Escola Estadual Professor Lordão, às 17:30 horas, em sessão especial realizada pela Câmara de Picuí.

Segundo Tiago, em Picuí pretende realizar oficina de contos para alunos da rede pública, gratuitamente, com o apoio cultural da Rádio Sisal FM e Portal do Curimataú.

A Rádio Sisal FM e o Portal do Curimataú se farão presente para transmissão ao vivo do evento cultural que será realizado em Sessão Especial do Legislativo Municipal, em mais um show de cobertura.

Sobre o livro

Diante de um carro de som que anuncia a morte dos habitantes de uma cidade e da coleguinha enterrada com o uniforme da escola, um garoto do interior descobre a finitude do mundo e a precariedade das coisas. Nos parênteses abertos por um sorriso e no erotismo imprevisto de alguém comendo paçoca no vagão de um trem, o garoto descobre o amor, seus gestos, seus gostos, um inventário de burburinhos que ele guarda junto com sua coleção de palavras, no fundo de uma gaveta.

tiago germano

Demônios Domésticos, livro de estreia de Tiago Germano, é uma coletânea dos textos narrativos que o autor publicou ao longo de sua carreira como jornalista. As crônicas, divididas em períodos que vão da infância à idade adulta, mostram toda a poesia e o assombro daquelas lembranças que temos que aprender a domar para seguir existindo.

Ao longo das páginas, vamos conhecendo as histórias e os personagens que habitam o imaginário do escritor, este território em que criaturas do passado se misturam a personagens do presente, e o domínio da ficção começam a transpor os limiares do real, passeando junto com ele pela cidade e encharcando seu olhar sobre o cotidiano.

Sobre o Autor

Tiago Germano atualmente faz doutorado em escrita criativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Em 2016, ganhou o Prêmio Sesc/DF Rubem Braga com a crônica que abre este livro, “Óculos Ray-Ban”. Beeeeeem lá atrás, em 2005, foi eleito autor revelação do Prêmio Correio das Artes por algumas das crônicas presentes neste volume. Tudo isso animou o autor a organizá-lo e pedir a ajuda de amigos para publicá-lo pela editora Le Chien.

Filho do casal Roberto Germano e Sinha, nascido em Picuí morou a maior parte da sua infância em Solânea, duas cidades do interior da Paraíba que, com as pessoas e histórias que circulavam por lá nos anos oitenta, os tornaram o escritor que é hoje. Antes de se mudar para Porto Alegre – perseguindo o sonho que o aproximou de sua esposa, Débora Ferraz, e do seu cachorrinho, César, trabalhou como editor e repórter de guias, sites e cadernos culturais, em João Pessoa e em São Paulo.

Em 2015, foi finalista do Prêmio Sesc de Literatura com seu primeiro romance e publicou um conto na antologia do Prêmio Off-Flip de Literatura. Em 2016, foi finalista da Segunda Temporada de Originais da Editora Grua, do Prêmio Açorianos de Criação Literária, e publicou um conto na coletânea “Onisciente Contemporâneo” (Bestiário), que comemorou os 30 anos da oficina e os 70 anos de Luiz Antonio de Assis Brasil – seu orientador no mestrado e no doutorado, atualmente.

Segundo o escritor e compositor BRÁULIO TAVARES, “As crônicas que Tiago publicou por muito tempo no jornal A União, de João Pessoa, reproduzem com bravura estilística esse mecanismo em que o leitor olha em parte para o objeto que é olhado e em parte para o olhar que está olhando.

Portal do Curimataú com Autor