Em Picuí-PB, pré-candidatos a prefeito realizam ultimo programa de rádio

Nem mesmo a pandemia do Covid-19, tirou o foco das eleições municipais deste ano em nosso País. Em Picuí, Seridó paraibano não tem sido diferente, faltando pouco mais de três meses para o pleito eleitoral, os prováveis pré-candidatos a prefeito realizaram neste domingo (9), seus últimos programas de rádio semanal nas emissoras local, em cumprimento a Legislação Eleitoral vigente.

Os programas de Rádio e Lives nas redes sociais deste domingo (9), serviram para prestação de contas do trabalho desenvolvido pelos protagonistas, e até mesmo em certos momentos para agressões verbais, com posterior anuncio e confirmação de pré-candidaturas a prefeito da terra do Picolé Caseiro e da Carne de Sol.

Reeleição de Olivânio

Durante o seu programa de Rádio deste domingo (9), que teve a participação de vereadores aliados, o prefeito Olivânio Remígio, aproveitou o ensejo para fazer uma prestação de contas de sua administração através de um relato sucinto das inúmeras obras e ações realizadas em Picuí, além  de anunciar o início de outras obras de mobilidade urbana na sede do município e distritos.

De acordo com Olivânio o seu pré-companheiro de chapa continuará sendo seu atual vice Lucas Marques.

Segundo informações de bastidores, as últimas pesquisas de avaliação interna realizadas pela situação, mostra números bastante positivos de avaliação da atual Gestão do “Governo da Participação”, com consequente aceno para o êxito da reeleição e continuidade de seu projeto político.

O outro lado

Na oposição, o grupo liderado pelo deputado Buba Germano (PSB), que também realiza suas articulações e contatos de bastidores, confirmou a pré-candidatura da ex-deputada Gilma Germano (PSB) ao cargo de prefeita, oportunidade em que durante sua participação no programa de Rádio deste domingo (28), fez um relato de seu trabalho acreditando no retorno de sua base ao comando da prefeitura de Picuí, rejeitado pela população em 2016.

Gilma não definiu até o presente o seu companheiro de chapa na condição de pré-candidato a vice, fato que será concretizado até as convenções de setembro próximo.

As avaliações internas realizadas recentemente mostra o lado positivo da oposição avaliado pelo trabalho realizado nas administrações anteriores por Buba na área urbana, em contrapartida demonstra a insatisfação da maioria face ao pouco desempenho na zona rural, além da continuidade do projeto politico familiar do mesmo, com apresentação de candidaturas seguidas, além dele próprio por dois mandatos de prefeito e dois de deputados, sua esposa com um mandato de deputada e agora mais uma vez pré-candidata a prefeita, além de seu concunhado Acácio prefeito por um mandato e seu irmão Renan que não logrou êxito pela segunda vez ao cargo de chefe da edilidade picuiense.

Eleições anteriores

Um fato ocorrido nas últimas duas eleições em Picuí há de ser observado e analisado com frieza e clareza dos números. O prefeito Olivânio obteve 6.455 votos nas eleições de prefeito em 2016 e seu grupo político conseguiu somar 3.502 nas eleições de 2018, enquanto que o deputado Buba obteve 5.327 para seu irmão Renan candidato a prefeito em 2016 e obteve nas eleições de 2018, 5.544 sufrágios para sua candidatura a deputado, ou seja, praticamente a mesma votação. Só que os 2.953 votos subtraídos do grupo de Olivânio na última eleição de deputado não votaram em Buba. Ou seja, sem a perspectiva de uma terceira opção, a campanha deverá ser bastante acirrada e polarizada entre os dois grupos políticos existentes atualmente no município.

Neste ano de pandemia, teremos uma eleição atípica, entretanto promete ter uma boa disputa no município de Picuí e com certeza vencerá aquele que realizar uma campanha inteligente, menos agressiva e mais propositiva, com preservação e conquistas de novos aliados. Parafraseando o experiente e saudoso político Ulisses Guimarães “A política é a arte de se resolver problema somando e nunca diminuindo”.

De acordo com o TRE-PB, cerca de 14.476 mil eleitores estão aptos a votar nas eleições desse ano de 2020 no município de Picuí, Seridó paraibano.

Segundo João Paulo, diretor do Cartório Eleitoral de Picuí, dos 14.476 eleitores cadastrados, a cidade de Picuí reúne 11.254 (77%), enquanto que 3.222 (23%) estão na região rural, sendo 1.433 na comunidade rural de Pedreiras e adjacência, 1.073 no distrito de Santa Luzia do Seridó e 716 no distrito de Serra dos Brandões, distribuídos nas 67 seções em 11 (onze) locais de votação.

Portal do Curimataú