Tem início em Picuí a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

Por - em 5 anos atrás 347

A prefeitura de Picuí, por meio da Secretaria de Educação, deu início a 2º Semana Municipal da Luta da Pessoa com Deficiência, numa ação intersetorial junto as Secretarias de Assistência Social e Saúde, através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), com objetivo de promover ações que contribuam com a valorização e a inclusão das pessoas com deficiência.

A abertura aconteceu na manhã desta segunda-feira (16) com uma caminhada pelas ruas no centro de Picuí espalhando a mensagem da inclusão. O tema deste ano ‘É Incluindo que se Aprende’, traz o debate acerca da eficiência das políticas públicas necessárias para valorização da pessoa com deficiência em vários aspectos. Aconteceu também um momento de falas e mobilização popular com alunos da Rede Municipal de Ensino pelas ruas da cidade e apresentação do grupo de gestos da escola municipal Ana Maria Gomes.

Durante a Semana serão realizadas Palestras, atividades culturais e esportivas. A luta também é uma das causas da atual Secretária de Educação, Maria da Guia Lucena, que há anos é militante na inclusão da pessoa com deficiência pela garantia dos seus direitos. “Essa é uma semana em que as pessoas são protagonistas, buscando e lutando pelos seus direitos. Todo esse período é rico em aprendizado, conhecimento, troca de experiência e acima de tudo a igualdade de oportunidade das pessoas com deficiência”, destacou.

De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência. Nas escolas, segundo dados do Ministério da Educação (MEC), o acesso de pessoas com deficiência aumentou 381% entre 2003 e 2014. Nesse intervalo, o número de matrículas de PCDs saltou de 145.141 para 698.768.

Assessoria