População de duas cidades do Curimataú reconhecem necessidade da municipalização do trânsito

Por - em 5 anos atrás 371

Os municípios de Cuité e Nova Floresta região do Curimataú Paraibano lideraram as estatísticas de acidentes fatais no período junino.

Pelo menos duas mortes foram registradas na BR 104 trechos entre Cuité, Nova Floresta e Jaçana-RN.  Alguns acidentes foram contabilizados com ferimentos leves, outros com registro de entrada no Hospital de Trauma de Campina Grande.

No início deste mês de Julho, mais um acidente: Caminhão Pipa capotou na ladeira do Campo Comprido em Cuité no início da noite da sexta-feira (05), as vitimas foram socorridas e encaminhadas ao Hospital de Trauma de Campina Grande.

O grupo Amigos do Trânsito do Curimataú –ATC, alerta a necessidade de aplicação da Lei 9.503/97 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que ressalta em seu artigo 24 a obrigatoriedade da gestão municipal do trânsito, descrevendo as competências do órgão executivo de trânsito Municipal.

Nelas estão incluídos o planejamento, a operação e a fiscalização do trânsito e outras competências. Todos os municípios da região do Seridó e Curimataú paraibano não possuem seu trânsito municipalizado, observamos uma enorme deficiência e necessidade deste serviço para população. Veículos estacionados em todas as posições, condutores não habilitados pondo em risco o direito à vida de outros motoristas e pedestres, veículos andando de maneira irregular das mais variadas formas possíveis.

Quando não há fiscalização, abre-se margem para veículos furtados ou roubados circularem dentro do município ocasionando assim um aumento na criminalidade.

É tarefa dos vereadores e senhores prefeitos visualizar essa demanda coletiva. É de responsabilidade do administrador público (PREFEITO) municipalizar o trânsito.  O processo de municipalização é simples, pouco oneroso e requer de infraestrutura mínima, não faz se não tiver interesse. Aplicar a engenharia, fiscalização  e educação de trânsito para ofertar melhorias de mobilidade urbana com trânsito organizado.

Nos municípios da região do Curimataú a policia militar tem feito praticamente tudo nas ruas, além do policiamento preventivo, ela tem feito o trabalho de atribuição de agente de trânsito municipal, policial rodoviário estadual e federal.

Com Dema Macedo