Em Picuí-PB, Gestão Municipal inicia a 1ª Semana Municipal do Meio Ambiente.

Por - em 5 anos atrás 485

A Prefeitura de Picuí, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Turismo e Ambiente, em parceria com as secretarias de Educação, Cultura e Desporto, Saúde e Assistência Social, iniciou nesta quarta, 05 de junho, a 1ª SEMMEA – Semana Municipal de Meio Ambiente, com atividades nas escolas municipais e no setor de vigilância ambiental.

No lançamento da 1ª SEMMEA, os alunos da EMEF Tertuliano Pereira de Araújo Santos apresentaram o projeto “Uma reflexão sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente: reaproveitamento do lixo em brinquedos e materiais de enfeites”. O trabalho está sendo orientado pelos professores Jebson, Luciana e Rudjackson.

Já o projeto “Meio Ambiente: pensando hoje para colher amanhã”, começou a ser desenvolvido nas seguintes unidades educacionais: CEI Marta Maria de Medeiros Casado, Creche Municipal Professora Marivalda Cassimiro dos Santos, EMEF Mª do Socorro Farias de Macedo, EMEF Macário Zulmiro da Silva, EMEF João Belo Alves, EMEF Antonio Ferreira da Costa e EMEF Antonio Ferreira de Lima. Seguindo a mesma linha, os professores da EMEF Professora Josefa Suelene Araújo Santos iniciaram o projeto “REPENSAR: Consumo e meio ambiente”, com as turmas do Ciclo de Alfabetização Infantil.

Em relação às atividades da Secretaria Municipal de Saúde, Roberto Lira, coordenador da Coordenação de Vigilância Ambiental Municipal de Saúde (CVAMS), destacou que, inicialmente, o foco do setor seria a intensificação do combate ao Aedes aegypti apenas nos bairros Limeira e Pedro Salustino; não obstante, “como os trabalhos no bairro Limeira tiveram iniciaram na semana e metade do local já foi atendido, decidimos enviar parte da equipe para o Bairro Monte Santo, para debelar focos do mosquitos que estão surgindo também naquela localidade”, destacou.

A 1ª SEMMEA terá a sua culminância na próxima sexta, 07 de junho, com o ato SEMMEA NA FEIRA, no espaço da Feira Agroecológica, que funciona no Calçadão da Praça João Pessoa. Na oportunidade, acontecerão as seguintes atividades: a partir das 7 horas da manhã, distribuição de mudas arbóreas. A partir das 8 horas, exposição de brinquedos produzidos e de fotografias das atividades desenvolvidas durante a 1ª SEMMEA nas Escolas Municipais de Educação Infantil; exposição de fotografias do Projeto “Conhecendo o lugar onde vivo”, com alunos da EMEF Tertuliano Pereira de Araújo; exposição de utensílios produzidos a partir de materiais recicláveis, durante o Projeto “Meio Ambiente e Sustentabilidade”, da EMEF Ana Maria Gomes; tendo como principal evento, o lançamento do Projeto “e-Lixo: Conscientização e descarte correto de lixo eletrônico no Município de Picuí-PB”, uma parceria com o IFPB-Campus Picuí.

Por Secretaria Municipal de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente