Instituto de Previdência de Picuí-PB se destaca dos demais municípios paraibanos

Por - em 6 anos atrás 788

dinheiro fpmNa Paraíba, os Institutos de Previdência, em sua maioria, são deficitários e já causam preocupação ao TCE-PB. Muitos municípios não apresentaram um “Plano de Ação“ que estabeleça medidas necessárias à adequação às normais legais, em conformidade com o Ministério da Previdência Social.

Com um destacado equilíbrio financeiro desde a sua criação, O IPSEP do município de Picuí, Seridó paraibano, vem se consolidando e tranquilizando os aposentados e pensionistas que recebem seus vencimentos.

Com uma folha mensal de cerca de 470 mil, o IPSEP, dispõe nesse mês de junho de 2018, um saldo de 6,8 milhões, de acordo com o SAGRES-TCE-PB. Em dezembro de 2016 a atual Gestão recebeu o IPSEP da administração anterior com um saldo de cerca de 5,9 milhões em caixa.

Mesmo diante das dificuldades financeiras que atravessaram os municípios, face a queda de receitas, o Instituto picuiense não foi penalizado em suas finanças, visto que foram feitos dois parcelamentos nas administrações de Acácio Araújo (DEM) e Olivânio Remígio (PT), reembolsando o montante de cerca de 2,2 milhões que deixaram de ser repassados aos cofres do IPSEP, acrescidos de encargos.gaeco

Diante das dificuldades que vem enfrentando os Institutos de Previdências dos municípios, o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) da Polícia Civil e Ministério Público da Paraíba deflagrou diversas operações em vários municípios da Paraíba, especialmente nos casos em que as contribuições são recolhidas dos servidores e não repassadas aos institutos.

O GAECO vem investigando casos como o do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Cuité, Curimataú Paraibano, onde segundo o SAGRES-PB, o IPSEC da gestão anterior finalizou o ano de 2016 com um saldo de pouco mais de 26 mil reais na gestão da prefeita Euda Fabiana (PMDB), e na atual gestão, terminou o mês de junho de 2018 com saldo de 100 mil reais em caixa.

Outros apresentam situação preocupante e já estão na mira do Ministério Público da Paraíba, a exemplo de Nova Palmeira com saldo de pouco mais de 1 mil em caixa, fato que preocupa os servidores aposentados em termos de pagamento de salários futuro.

Nas regiões em tela, o IPSEP do município de Picuí, Seridó paraibano, segundo Sagres-TCE-PB, é o que apresenta melhor saúde financeira satisfatória.

Portal do Curimataú/Sagres-PB