Gestão Unificada do Governo da Paraíba legitima Projeto Ecoprodutivo em Picuí

Por - em 8 anos atrás 490

ecoprodutivo jpe 3Nesta quarta feira (27), foi legitimado o Plano de Ação do “Projeto Ecoprodutivo” da comunidade serrana de Mato Grosso, no município de Picuí, por meio da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater (GU), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), na região da serra do município de Picuí.

O projeto em tela irá beneficiar 156 famílias e 624 pessoas indiretamente, num trabalho a ser executado por uma equipe de técnicos extensionistas e pesquisadores da Gestão Unificada.

A iniciativa visa o desenvolvimento rural sustentável e o fortalecimento socioeconômico das comunidades e pretende também a realização de cursos sobre educação ambiental, resíduos sólidos e coleta seletiva, segurança alimentar, processamento de frutas, associativismo, informática, manejo sobre criação de caprinos e ovinos. As atividades de apicultura, suinocultura, avicultura, piscicultura e bovinos serão estimuladas.ecoprodutivo jpe 5

O pólo do Projeto implantado na região rural de Mato Grosso beneficiará também, as comunidades de Lagoa do Canto e Lagoa Cercada.

Nesta quarta (27), os agricultores associados começaram a receber os primeiros benefícios. A Entidade recém fundada foi contemplada com acervo de livros para a biblioteca digital e filme, equipados com computadores, TV e DVD, que recebeu o nome do senhor Braz Ferreira (in-memoriam), fundador da comunidade, além de receber sua Sede totalmente recuperada pela Gestão Municipal de Picuí, através de comodato.

ecoprodutivo jpe 4De acordo com o Presidente da Gestão Unificada, Nivaldo Magalhães, será destinado para entidade através de cessão e uso, um veículo em bom estado de conservação para serviços de assistência técnica, administrativa e necessidades diversas dos associados.

Muitos pleitos foram solicitados as autoridades presentes e muitos destes já atendidos, a exemplo da construção de uma quadra de esporte através de parceria voluntária da comunidade e amigos, cursos de capacitação profissional, perfuração de poços artesianos, assistência técnica constante aos produtores de fruticultura, mudas de maracujá, cajueiro precoce, palma forrageira entre outras, além do apoio a bovinocultura e caprinocultura com cessão de reprodutores puro sangue da EMEPA.

Outros benefícios foram assegurados pelo presidente da Gestão Unificada do Governo da Paraíba, a exemplo de 15 tendas para comercialização dos produtos hortifrutigranjeiros nas feiras livres dos municípios circunvizinhos.

De acordo com Nivaldo, no próximo dia 19 de agosto, toda equipe técnica da Emater, Interpa e Emepa, estarão presente a comunidade, com o objetivo de dar continuidade as ações e consolidar o projeto em tela.ecoprodutivo jpe 2

Para o deputado Buba Germano (PSB), presente ao evento e responsável direto pela liberação da emenda orçamentária destinada a execução do Projeto, a proposta é buscar a sustentabilidade de áreas produtivas em comunidades, para fortalecer o desempenho socioeconômico e ambiental das unidades familiares atendidas. É importante a participação de parceiros, como a prefeitura de Picuí e integrantes das comunidades para a consolidação do projeto. Disse o parlamentar.

“O evento se constituiu em oportunidades para renovar a esperança de dias melhores, estampados nos semblantes dos agricultores familiares”. Disse Zé Onildo, proprietário rural na comunidade e líder político da região.

ecoprodutivo jpe 1No encontro realizado na comunidade Mato Grosso nesta quarta (27), compareceu o presidente da Gestão Unificada da Paraíba, Nivaldo Magalhães, o deputado Buba Germano, diretor técnico da Emater Vlamink Saraiva, prefeito Acácio Araújo, extensionistas da Emater, Embrapa, chefe de gabinete da Sedap, representante da Fetag, agricultores das comunidades beneficiadas, todos envolvidos no processo de discussões e implantação do Ecoprodutivo.

Portal do Curimataú