Comissão de concurso para promotor do MPPB define ordem de arguição; programação

Por - em 4 anos atrás 450

A Comissão do XV Concurso para Promotor de Justiça Substituto do Ministério Público da Paraíba realizou, na manhã desta terça-feira (14/01), o sorteio da ordem de arguição da prova oral, que será realizada entre os dias 3 e 13 de março. O sorteio ocorreu na sala de sessões da sede do MPPB, em João Pessoa.

Segundo o presidente da comissão, procurador José Roseno Neto, 214 candidatos estão aptos a participar da prova oral. A etapa ocorrerá no auditório da sede da Procuradoria-Geral de Justiça, à tarde. O procurador informou que será publicado aviso oficial com os horários de chegada dos candidatos e de início da prova, bem como a relação da ordem sorteada.

O sorteio foi realizado pelo promotor de Justiça Rodrigo Pires, integrante da comissão, com suporte de funcionários da Fundação Carlos Chagas (FCC). Para cada dia de prova, foram sorteados 25 candidatos, com exceção do último dia, que terá 14 candidatos.

Participaram os integrantes da comissão os promotores de Justiça Lúcio Mendes Cavalcante (secretário), Ana Guarabira de Lima Cabral, Emanuelle Malheiros Costa y Plá Trevas, Alexandre Jorge Nóbrega e o representante da Ordem dos Advogados do Brasil, George Ramalho. A comissão é integrada ainda pelo promotor Dmitri Nóbrega Amorim. O evento também foi transmitido ao vivo pelo canal do MPPB no Youtube e acompanhado presencialmente por candidatos.

Prova oral

De acordo com o edital do concurso, a prova oral, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada em sessão pública. Esta etapa do concurso consiste na arguição do candidato, pela Comissão do Concurso, por tempo não superior a 10 minutos para cada examinador, sobre pontos das matérias principais do programa, sorteados no momento do exame.

Durante a realização da prova, serão avaliados o domínio do conhecimento jurídico das matérias principais do programa que consta no edital, a adequação da linguagem, a articulação do raciocínio, a capacidade de argumentação, o uso correto da língua portuguesa e a postura.

Após a prova oral, será realizada ainda a prova de tribunal, o curso de formação com 160 horas-aula e a avaliação de títulos.

Concurso

O XV Concurso para Promotor de Justiça Substituto do MPPB prevê o preenchimento de 10 vagas na instituição, sendo uma para pessoas com deficiência e duas para a população negra.

Assessoria