Número de pessoas empregadas na PB cresce 1,6% em um trimestre, diz IBGE

Por - em 7 anos atrás 475

carteira de trabalhoO número de pessoas empregadas na Paraíba no segundo trimestre deste ano foi 1,6% maior do que os três primeiros meses de 2017. Os dados constam na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (17). De janeiro a março deste ano, eram 1,4 milhão de pessoas empregadas. Já de abril a junho, o número subiu para 1,5 milhão.

Em relação ao número de pessoas desocupadas, ou seja, aquelas que estão fora do mercado de trabalho, mas estão tentando de alguma maneira voltar, os índices também são favoráveis. No primeiro trimestre eram 220 mil pessoas, o equivalente a 13,2% do total da população com 14 anos ou mais. Já de abril a junho, eram 194 mil, o que representa 11,4%, uma queda de 1,8%.

O estudo ainda traz outros dados como o número de pessoas em idade de trabalhar, que pulou de 3,1 milhão no primeiro trimestre, para 3,2 mi no segundo. Outro dado que chama a atenção é o de pessoas fora da força de trabalho, ou seja, que não estão empregadas e nem em busca de empregos. Este índice caiu 0,9% entre os dois períodos já citados.

Seguindo a lógica do estado, João Pessoa também apresentou queda na taxa de desocupação, saindo de 12,9% no primeiro trimestre, para 9,9% no segundo, o que representa uma queda de três pontos percentuais. 

Redação