Idosa que contraiu raiva humana após ser mordida por raposa está entubada no HULW

Por - em 4 anos atrás 962

A idosa de 68 anos, de Riacho dos Cavalos, no Sertão da Paraíba, que foi mordida na mão por uma raposa e contraiu o vírus da raiva está internada no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW). A paciente teve parte da mão amputada, encontra-se entubada e seu estado de saúde é grave, porém estável.

O caso teria ocorrido no dia 8 de abril deste ano. A raiva é um doença viral prevenível de mamíferos, que geralmente é transmitida através da mordida de uma animal infectado. O vírus da raiva infecta o sistema nervoso central, causando encefalopatia e morte.

O primeiro caso da doença na Paraíba foi registrado há 5 anos. No dia 9 de abril a idosa chegou a ir em uma Unidade Básica de Saúde da região. No dia 10 de junho ela foi internada no Hospital de Catolé do Rocha com sintomas de raiva humana, sendo transferida no mesmo dia para o HULW, em João Pessoa. Ela apresentava sintomas de disfagia, espasmos, desorientação e agitação psicomotora.

O HU é referência no tratamento de casos como esse. Os exames foram encaminhados ao Instituto Pasteur, que constatou a doença e a confirmação foi obtida na quarta-feira (24) pela Secretária de Estado da Saúde (SES). A SES divulgou, nesta quinta-feira (25), um ofício circular com alerta para medidas de prevenção da raiva humana.

Redação