Em Picuí-PB, Secretaria de Saúde confirma casos de sarampo no município e convoca população para vacinação

Por - em 5 anos atrás 697

Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo.

A Secretária de Saúde de Picuí, Seridó paraibano, Janaína Almeida, informou neste domingo (22), durante o programa semanal Espaço Popular, levado ao AR pelas Rádios Sisal FM e 89 FM, que já foram registrados casos de sarampo no município.

Considerando que o sarampo é uma doença infecciosa, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir para complicações e óbitos – principalmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade, a Secretaria Municipal de Saúde reforçou a necessidade de vacinação urgente nos postos de saúde.

“Esse chamamento à população é fundamental nesta fase em que já foram confirmados alguns casos de sarampo no município e outros estão sendo investigados. A tendência é que as pessoas que suspeitam estar com a doença se dirijam às unidades de saúde. Então, A vacinação é muito importante para prevenir essa doença”, disse Janaína.

A secretária pontuou ainda que a transmissão do sarampo é intensa. Uma pessoa doente pode transmitir o vírus para 20 pessoas.

A vacina é a única forma de prevenção contra a doença. Os tipos de vacinas são: dupla viral – protege do vírus do sarampo e da rubéola, podendo ser utilizada para o bloqueio vacinal em situação de surto; tríplice viral – protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola; tetra viral – protege do vírus do sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora).

A Campanha de Vacinação contra o Sarampo, com o objetivo de interromper a circulação do vírus do sarampo no país, será realizada de forma seletiva, ocorrendo em duas etapas: a primeira no período de 7 a 25 de outubro, dia D em 19 de outubro e como público-alvo crianças de seis meses e menores de 5 anos de idade ( 4 anos, 11 meses e 29 dias); a segunda etapa será no período de 18 a 30 de novembro; dia D em 30 de novembro e como público-alvo a população de 20 a 29 anos de idade. Estes dois públicos foram priorizados para a participação nessa estratégia considerando que estão entre os mais acometidos e com maior incidência de doença nos surtos registrados em 2019. Ainda, especificamente as crianças menores de 5 anos que apresentam maior risco de complicações e/ou óbitos.

De acordo com a secretaria de saúde do município, quem tem de 1 a 29 anos de idade precisa ter tomado duas doses da vacina. Quem tem de 30 a 49 anos precisa comprovar uma dose (subentende-se que essas pessoas já haviam tomado uma primeira dose quando crianças). Quem já tomou duas doses durante a vida, da tríplice, da tetra ou com componente contra o sarampo, não precisa mais receber a vacina.

A vacina é contraindicada para os casos suspeitos de sarampo, gestantes (devem esperar para serem vacinadas após o parto), menores de seis meses de idade e imunocomprometidos.

Sarampo

O sarampo é uma doença é grave, principalmente em crianças menores de cinco anos, desnutridas e imunodeprimidos (pessoas que têm as suas defesas imunológicas fracas e são facilmente contagiadas por vírus ou bactérias). A transmissão do vírus ocorre a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o vírus sarampo. O alerta de complicações vale, principalmente, para bebês e crianças com deficiência de vitamina A, desnutridos, gestantes, imunodeprimidos e adultos jovens entre 20 e 29 anos.

Sintomas

Os sintomas que apontam um caso suspeito de sarampo são: febre alta (de 39º a 40º), tosse seca, coriza, vermelhão na pele (que começa na cabeça e se alastra pelo corpo), conjuntivite não purulenta (sem secreção amarela), manchas de Koplik (esbranquiçadas na região da mucosa e da boca).

Portal do Curimataú