Saúde qualifica 62 municípios da I Macro em hepatites virais

Por - em 5 anos atrás 498

Hepatites B e C estiveram no foco, durante a manhã desta terça-feira (30), quando a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu uma Qualificação em Hepatites Virais para coordenadores e profissionais da Atenção Básica e da Vigilância Epidemiológica, além de apoiadores institucionais dos 62 municípios que integram a I Macrorregião de Saúde. A atualização, realizada na Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), em João Pessoa, faz parte da programação do Julho Amarelo.

“O nosso objetivo é alinhar conhecimento e informações sobre o agravo; fluxos de encaminhamento do paciente e condutas de vigilância para tomadas de decisões nas equipes municipais de Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica”, disse a chefe do Núcleo de Hepatites Virais da SES, Rosa Maria.

A palestrante da qualificação foi a gastroenterologista do Ambulatório de Hepatites Virais, do Complexo Hospitalar Clementino Fraga, Juliana Barbosa. Ela destacou as formas de transmissão; evolução das doenças; estratégias de prevenção e diagnóstico precoce.

Um dos temas abordou que as Hepatites B e C têm formas muito parecidas de transmissão: fazer tatuagens com agulha não esterilizada; manicure e pedicure (levar o próprio kit): piercing e vacinação com agulha contaminada; tratamento odontológico com equipamento não esterilizado; uso de droga compartilhando seringa; transmissão vertical (da mãe pros filhos) e relações sexuais sem camisinha.

“A transmissão sexual ocorre nas duas hepatites, sendo que na Hepatite B é mais recorrente. Já na Hepatite C a transmissão é bem menor. No entanto, o uso de preservativo é necessário para prevenir as duas hepatites. Outra diferença entre as duas é que a Hepatite B tem vacina e a Hepatite C não tem. É importante frisar que as duas têm cura, mas para isso é necessário fazer os testes rápidos nos postos de saúde. É bom lembrar também que as duas são doenças silenciosas, daí a importância de fazer o teste. O tratamento é gratuito e está disponibilizado pelo SUS”, comentou.

Na terça-feira (23), a mesma qualificação ocorreu para médicos e enfermeiros da Atenção Básica e coordenadores da Vigilância Epidemiológica dos municípios de Mamanguape e Rio Tinto,  com a participação de 55 profissionais. Na quinta-feira (25), a qualificação foi realizada no auditório do Clementino Fraga, referência estadual no tratamento das hepatites, para profissionais das cidades de Ingá, Cuité de Mamanguape e Capim. Durante os eventos estão acontecendo distribuição de folders; faixas e o teste rápido.

Secom\PB