Saúde alerta para cuidados com surto de esporotricose, conhecida como doença do gato, na Capital

Por - em 5 anos atrás 757

doença gatoUma micose subcutânea causada pelo fungo Sporothrix schenckii que pode acometer animais e seres humanos. Essa é a esporotricose, que geralmente afeta a pele e os vasos linfáticos próximos a ela, mas pode também afetar ossos, pulmão e articulações. Por ser uma zoonose facilmente transmitida e perigosa, a Secretaria de Saúde de João Pessoa (SMS) alerta seus usuários para os cuidados com a doença.

Entre os animais, os gatos são os mais acometidos pela doença, que podem entrar em contato com o fungo na terra e nos jardins que frequentam ou com outros animais contaminados. Já nos seres humanos, a infecção acontece quando o Sporothrix entra em contato com a pele ou mucosa por meio de trauma decorrente de acidentes com espinhos, palha ou lascas de madeira; contato com vegetais em decomposição ou contato com animais contaminados.

A médica veterinária do Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (CVAZ) da SMS, Suely Ruth, explica que a esporotricose é uma doença que acomete os felinos e é transmitida por contato tanto entre os gatos, quanto do gato para o ser humano. “Essa doença é facilmente transmitida através de mordeduras, arranhaduras ou resultante da manipulação dessas feridas que contenham grande quantidade de fungos”, explica.

Redação