Cresce mau cheiro na Lagoa Central de Cuité-PB.

Por - em 5 anos atrás 1763

lagoa de cuité2Cresce a intensidade de mau cheiro da Lagoa Central de Cuité, Curimataú paraibano.

Segundo moradores, o fedor pode estar relacionado com a poluição, estiagem e estação dos ventos.  O mau cheiro tem alcançado bairros mais distantes e é preciso uma intervenção do poder público.

A lagoa foi alvo de promessa eleitoreira de gestores em campanha e nunca saiu do papel o projeto discutido em audiência pública.

Cuité ficou livre do mau cheiro do antigo matadouro público, fechado e transformado no centro de comercialização de animais. Assim acabou o crime ambiental onde contaminava afluentes de rios que chegava até o açude do Cais e que em época de bom inverno abastecia as cidades de Cuité e Nova Floresta.

A agressão a Lagoa de Cuité é recorrente, supostamente por ligações clandestinas de esgotos. O ministério público deve entrar na causa, onde uma das soluções seria a limpeza imediata trazendo alívio, necessário se faz notificar os supostos infratores que tem esgoto ligado direto para a Lagoa.

A questão da Lagoa precisa de políticas públicas que envolva os governos municipal, estadual e federal. As intervenções perpassam por infraestrutura de esgotamento sanitário, limpeza e colocar em prática projeto urbanístico que possa transformar no cartão postal e qualidade de vida.

Com Dema Macedo