Especialista explica como evitar a formação do cálculo dental

Por - em 6 anos atrás 583

calculo renalReconhecido por ser uma camada que se fixa entre os dentes devido aos restos alimentares que não são devidamente retirados com a escovação, o cálculo dental, antes chamado de tártaro, possui coloração amarelada e pode ser facilmente observado. “O problema acontece quando a placa bacteriana que se acumula na boca e, consequentemente, acaba endurecendo. Além de comprometer a estética do sorriso, pode levar a problemas sérios, como cárie, gengivite e periodontite, alojar bactérias que podem seguir para o coração ou outros órgãos do organismo, explica Ana Cláudia, dentista especialista que integra o time de profissionais da Odonto Galerie, em João Pessoa.

Ao contrário da placa bacteriana, o tártaro só pode ser removido por um dentista com a ajuda de instrumentos especiais em um processo conhecido como raspagem. “Por conta disso, ao suspeitar que está com esse problema, é essencial ir ao dentista o mais rápido possível para receber o tratamento adequado”, orienta a periodontista. De acordo com ela, caso o paciente não procure um especialista, o tártaro vai continuar se alimentando dos micro-organismos da boca. Ela conta que a melhor forma de prevenir o tártaro é investir na higiene bucal. “A placa bacteriana está em constante formação, por isso, precisa ser removida após as refeições com a ajuda do fio dental, escova e pasta de dente. Caso contrário, ela pode mineralizar e dar origem ao cálculo dental”, ressalta.

Segundo ela, a escovação deve ser feita após acordar e depois das principais refeições, com escova de cerdas macias, arredondadas e de cabeça pequena para não traumatizar gengiva, bochechas e língua e facilitar a limpeza dos dentes. “Já o fio dental deve ser usado antes da escovação, em todos os dentes. Com o auxílio deste produto é possível remover os resíduos alimentares de áreas onde a escova não alcança”, explica.

Sobre a OdontoGalerie – Clínica de alto padrão em odontologia, a Odontogalerie é especializada em diversos e exclusivos tipos de tratamentos, como clínicos, estéticos, periodontais, cirurgias de enxertos, bucomaxilofaciais, implantes, extrações, tratamento de canal, próteses, ortodôntico (método exclusivo na Paraíba). Para saber mais sobre a clínica, o site é: www.odontogalerie.com.br Instagram: @odontogalerie Endereço: Avenida Monteiro da Franca, 424 – Manaíra. Telefone: (83) 3031-0055

Da Redação