Dores nas costas, nos ombros e até no pescoço podem afetar quem corre

Por - em 6 anos atrás 857

doresAs lesões mais comuns em corredores são nos membros inferiores, como a canelite, a condromalácia e a tendinite de Aquiles. Porém, outras partes do corpo também sofrem nesse esporte, e dores nas costas, no ombro e até no pescoço podem acontecer ou piorar devido à corrida.

Essas lesões fora das pernas geralmente começam com um problema postural que piora com a sobrecarga que a corrida impõe ao corpo. Por exemplo, pessoas com fraqueza nos músculos do tronco tem a coluna lombar instável, o que a deixa desprotegida durante a corrida, levando a dor e até processos inflamatórios.

As estatísticas mostram que até 70% dos corredores se machucam. A prevenção deve ser multifatorial, ou seja, intervir na biomecânica, no volume de treinamento, na educação do corredor, condicionamento muscular, etc. E todo o corpo precisa de atenção. Os cuidados dever ir da cabeça aos pés.

O impacto a cada passada é transmitido para todas as partes do corpo. O pé é o primeiro a recebe-lo, e mesmo dissipando-se ao longo do caminho, ele chega até a cabeça. Sendo assim, se a coluna cervical estiver instável e fraca, ela também irá sentir os efeitos da corrida e apresentar dor.

Caso a pessoa tenha um problema postural nos ombros, como por exemplo, uma prostração, onde essa articulação fica muito “caída” para frente, ela pode desenvolver uma lesão como a tendinite, ou uma tensão muscular aumentada, por causa da corrida.

Redação