Cuité-Pb será centro de referência em mastologia na Paraíba

Por - em 7 anos atrás 739

mastologiaO município de Cuité, em breve terá um Centro de Imagem de qualidade pelo SUS, revelou a médica mastologista Cristiane Santos. A feliz declaração da médica se deu após uma conversa com prefeito de Cuité, Charles Camaraense (PPS).

A prefeitura de Cuité fechará parceria com a ONG Mulheres de Peito, e contará com um CR para digitalizar a imagem do Mamógrafo aumentando a qualidade do exame.  A proposta além de levar o exame da mamografia além do Seridó e Curimataú, em parceria com outras regiões.

“Cuité vai ser  Centro de Referência em Mastologia na Paraíba”. Disse Dra. Cristiane.

A Proposta é que até o final de Novembro chegar o CR ( visualização mais detalhada da mama, tendo menor tempo de exposição à radiação)  ainda  realizará pesquisa dentro do Serviço com 05 alunas de mestrado.   

Segundo a médica, agora resta esperar os detalhes burocráticos para colocar em prática o que conversou com o prefeito de Cuité, ela espera fechar convênios com outras prefeituras que tem que bancar as mamografias das mulheres entre 40 e 49 anos.

A médica disse  que  em torno de 80% dos casos de câncer de mama o diagnóstico é tardio , porém queremos combater o câncer com programas de conscientização , a exemplo de Barretos onde não existe mais casos de câncer de mama avançado.

Com Dema Macedo