Saiba quais são os melhores e os piores comportamentos na hora de se alimentar

Por - em 7 anos atrás 552

alimentos saudeOs alimentos não são os únicos protagonistas na nutrição. Nossos comportamentos influenciam e muito a qualidade da alimentação e, por consequência, a saúde. Se modificadas, algumas práticas enraizadas no dia a dia podem trazer grandes benefícios. Confira a seguir algumas dicas de especialistas do que se deve ou não fazer para ter uma dieta equilibrada.

— A alimentação é um ato de nutrir seu corpo. Busque saúde. Mastigue bem os alimentos. O cérebro precisa receber a informação de que necessitará de circulação e produção de enzimas digestivas. Não se alimente com distração de televisão e aparelhos eletrônicos, o que fará com que coma mais — aconselha Fabiane Marins, nutricionista especializada em nutrição funcional e esportiva.

Ela afirma ainda que, muitas vezes, ignoramos os sinais de saciedade que o corpo nos envia e seguimos comendo, por gula ou até compulsão.

— Não se sirva à mesa, pois pode repetir a refeição por puro hábito, mesmo já estando satisfeito — observa ela.

A nutricionista Manoela Pessanha concorda que, além da alimentação, os hábitos contribuem não só para o emagrecimento, mas para a saúde. Ela cita um lema muito difundido entre profissionais que defendem a alimentação mais natural: “descasque mais e desembale menos” .

— Uma dica muito importante é, se possível, preparar e levar sua refeição de casa. Assim, evita-se comida gordurosa na rua e se tem controle do que é ingerido — diz a professora da Estácio de Sá.

Manoela ressalta que, ao cozinhar, é preciso avaliar as opções mais saudáveis e a quantidade dos ingredientes.

— É questão de hábito. Evite fritura, use mais temperos naturais, como ervas e especiarias, para diminuir o sal. E reduzindo o açúcar, prestamos mais atenção ao sabor do alimento — conclui Manoela.

Extra