Número de vítimas da chuva em Minas sobe para 44 segundo Defesa Civil do estado

Por - em 4 anos atrás 371

No fim da tarde deste domingo (26), a Defesa Civil de Minas Gerais divulgou novo boletim sobre as chuvas que atingiram o estado nos últimos dias. Até o momento, 44 mortes foram confirmadas no estado. A cidade com maior número de óbitos é Belo Horizonte, com 14 vítimas.

De acordo como o órgão, 19 pessoas continuam desaparecidas. Doze pessoas ficaram feridas. Até o fim da tarde deste domingo, a Defesa Civil contabilizava 3.354 desabrigados e 13.887 desalojados.

A cidade com mais mortes confirmadas é Belo Horizonte: 14; Em toda região metropolitana, 26 pessoas morreram.

O governador Romeu Zema (Novo) destacou nesta manhã que, no momento, a prioridade é a ajuda humanitária e disse que obras emergenciais serão feitas assim que for possível, devido as condições do tempo. Já o ministro Gustavo Canuto disse que os atingidos pela chuva devem ter antecipação do Bolsa Família e do saque do FGTS. E que o governo federal vai se empenhar para agilizar estas medidas.

Belo Horizonte

Cinco corpos foram localizados neste domingo na Vila Bernadete, na Região do Barreiro em Belo Horizonte. Dois corpos foram localizados no sábado. Na região, sete pessoas morreram no total: uma mãe e três filhos; e um casal e um bebê. Bombeiros vão finalizar o resgate e entregar a área para a perícia da Polícia Civil.Bombeiros trabalham na Vila Bernadete, em BH. Sete corpos foram localizados na região.  — Foto: Elton Lopes / TV Globo

A Prefeitura de BH afirmou que as buscas foram encerradas no Jardim Alvorada, Região da Pampulha. Cinco pessoas de uma mesma família morreram no local, os corpos foram resgatados. A administração municipal diz que a família havia sido retirada da área de risco pela Defesa Civil e levada para um abrigo. Depois, as vítimas voltaram para a casa e na noite de sexta ocorreu o desmoronamento que vitimou as 5 pessoas.

Nesta tarde, o prefeito de BH, Alexandre Kalil, pediu atenção aos moradores. Segundo ele, ainda há riscos de desabamentos na cidade.

Prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, pede cuidado à população neste domingo (26)

Betim

Moradora de Betim desabafa e critica Corpo de Bombeiros

Já em Betim, no bairro Jardim Teresópolis, a avó de crianças feridas em um desabamento deu uma entrevista muito emocionada à TV Globo. Val Reis criticou a demora do Corpo de Bombeiros para chegar ao local e exaltou o trabalho de voluntários do Jardim Teresópolis.

“A comunidade do Jardim Teresópolis, Beco Fagundes, foi essencial para meus parentes estarem vivos hoje porque foram os primeiros a chegar. Quero agradecer a bombeiro civil que chegou também…[…] O bombeiro [Corpo de Bombeiros] demorou demais. Se a minha família dependesse dos bombeiros eles tinham morrido todos. Demorou demais. A gerência do Corpo de Bombeiros gente, vão pensar mais aí na periferia. O povo na Savassi [bairro na Região Centro-Sul de BH] não tá caindo casa não, mas nós na favela tá desmoronando. O povo está morrendo, e a corporação não Acumulado de chuvas de MG em Janeiro — Foto: Arte G1chega”, afirmou.

Cidades em emergência

São elas:

Abre Campo

Alto Caparaó

Alto Jequitibá

Belo Horizonte

Betim

Brumadinho

Caeté

Caparaó

Carangola

Cataguases

Congonhas

Contagem

Divino

Dores do Turvo

Ervália

Espera Feliz

Guidoval

Ibiaí

Ibirité

Luisburgo

Manhuaçu

Mariana

Mateus Leme

Matipó

Monjolos

Muriaé

Nova Lima

Orizânia

Patrocínio de Muriaé

Pedra Bonita

Raposos

Raul Soares

Ribeirão das Neves

Rio Acima

Sabará

Santa Bárbara

Santa Luzia

Santa Margarida

São Gonçalo do Sapucaí

Sarzedo

Senador Firmino

Simonésia

Taquaraçu de Minas

Teófilo Otoni

Tocantins

Ubá

Visconde do Rio Branco

Donativos

Defesa Civil, Servas e Cruz Vermelha fazem campanha para receber doações em Minas

A Defesa Civil, Servas e Cruz Vermelha fazem campanha para arrecadação de donativos para as mais de 2.500 pessoas desalojadas e 911 desabrigadas em todo o estado após as chuvas que já duram quatro dias consecutivos.

Os pedidos são para doações de materiais de limpeza e de higiene pessoal, colchoes, fraldas e alimentos não perecíveis.

As doações devem ser entregues nos seguintes locais:

– Ponto de apoio da Cruz Vermelha: Av Úrsula Paulino, 1555, Bairro Betânia

– Sede da Cruz Vermelha: Alameda Ezequiel Dias, 427, Centro

– Servas: Avenida Cristóvão Colombo, 683, Funcionários

Vídeo mostra criança sendo resgatada em desabamento no bairro Jardim Teresópolis, em Betim

Recorde de chuva

O Inmet afirmou que Belo Horizonte teve o dia mais chuvoso da história da cidade, desde o início da medição climatológica há 110 anos. Em 24 horas, de quinta a sexta-feira (24), o acumulado de chuva chegou a 171,8 milímetros em Belo Horizonte.

Desde quinta-feira (23), a chuva atinge a Grande BH. Nesta sexta-feira na capital, desde a madrugada, os transtornos são inúmeros: córregos e ribeirões transbordaram, vias tiveram que ser interditadas e áreas foram atingidas por deslizamentos de terra. Durante a noite, mais uma vez houve chuva forte, trazendo novos problemas na cidade.

G1