Chuvas de mais de 200 milímetros reabastece açude de gargalheiras em Acari-RN

Por - em 4 anos atrás 1997

A pior seca dos últimos 100 anos no Rio Grande do Norte transformou paisagens. Uma das que mais sofreu mudanças fica na região Seridó. É o açude Gargalheiras, em Acari. Quando cheio, atrai visitantes de todos os cantos para um espetáculo de tirar o fôlego: a sangria da barragem. A última foi em maio de 2011. Sobre um paredão de 27 metros de altura, a lâmina d’água chegou a 1 metro. Agora, praticamente vazio, o cenário de deslumbre virou desolação.

Nos últimos dias as esperança dos norte-rio-grandenses começam a renascer com as chuvas nas proximidades do Açude Gargalheiras, segundo informações da EMATER-RN, a precipitação pluviométrica já ultrapassam os 200 milímetros em algumas comunidades, fato esse que deverá fazer com que o reservatório tome suas primeiras águas do ano em grande volume, mudando o cenário de seca que a região enfrenta nos últimos anos.

Carnaúba dos Dantas

Choveu torrencialmente no final da tarde em toda a zona rural do Município de Carnaúba dos Dantas, Seridó do Rio Grande do Norte.

Informações extraoficiais as chuvas ultrapassaram os 140 milímetros em algumas áreas do município. Com este volume, a Barragem do Povoado Ermo, divisa com Picuí, começa a transbordar.

Portal do Curimataú