Homem em foto com Bolsonaro não é Élcio Queiroz, acusado de envolvimento no assassinato de Marielle.

Por - em 5 anos atrás 900

bolsonaro faikFoto: Captura de tela feita em 13 de março de 2019 mostra a fotografia retirada do site da Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo (APMDFESP) que indica a presença de Wladimir Menezes

Captura de tela feita em 13 de março de 2019 mostra a fotografia retirada do site da Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo (APMDFESP) que indica a presença de Wladimir MenezesCaptura de tela feita em 13 de março de 2019 mostra a fotografia retirada do site da Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo (APMDFESP) que indica a presença de Wladimir Menezes

Uma publicação que viralizou nas redes sociais afirma que o homem que aparece nesta imagem abaixo e à esquerda é Élcio Vieira de Queiroz, ex-policial militar e um dos suspeitos presos por envolvimento no assassinato da vereadora Marielle Franco em 14 de março de 2018 no Rio de Janeiro. Contudo, o homem da foto é, na verdade, Wladimir Garcia de Menezes.

Uma postagem no Facebook compartilhada mais de 1.100 vezes desde que foi publicada, no dia 12 de março, além de ter viralizado no Twitter (1, 2 e 3), afirma que o homem que aparece nesta fotografia abaixo e à esquerda é Élcio Queiroz, um ex-policial militar expulso da corporação em 2016, apontado como o homem que dirigia o carro de onde saíram os tiros que mataram a vereadora pelo PSOL Marielle Franco e seu motorista, Anderson Gomes.

A equipe de checagem da AFP no Brasil verificou a informação e constatou que o homem apontado como Élcio Queiroz é, na realidade, Wladimir Garcia de Menezes, vice-presidente da Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo (APMDFESP).

A fotografia foi tirada em abril de 2017 durante uma a cerimônia de formatura do curso superior tecnólogo em polícia ostensiva e preservação da ordem pública, onde o então deputado federal, hoje presidente, Jair Bolsonaro estava presente.

No site da APMDFESP é possível encontrar a imagem que viralizou nas redes sociais com o crédito dos presentes na foto, e na qual Garcia de Menezes foi erroneamente apontado por muitos usuários como Élcio Queiroz.

Nesta terça, além de Queiroz, foi detido o policial militar reformado Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra Marielle Franco e Anderson Gomes. Os dois presos foram denunciados por homicídio qualificado.

AFP