Marquês de Sapucaí recebe seis escolas do Grupo Especial neste domingo (26)

Por - em 7 anos atrás 481

escolas sambe rio jpeChegou a hora da verdade: seis escolas do Grupo Especial abrem neste domingo (26) a disputa pelo título de grande campeã do carnaval do Rio de Janeiro. Outras seis agremiações completam a festa da Marquês de Sapucaí na segunda-feira (27).

Neste primeiro dia de desiles, três vertentes podem ser identficadas nos enredos que serão apresentados: Salgueiro e Beija-Flor apostam em referências literárias; Imperatriz e Vila Isabel optaram por enredos étnicos, enquanto Tuiuti e Grande Rio focaram em celebrações à cultura brasileira e seus personagens.

Veja abaixo um pouco do que cada escola vai levar para a Avenida:

PARAÍSO DO TUIUTI

Paraíso do Tuiuti vai homenagear a Tropicália e o Modernismo na Sapucaí

Campeã da Série A no carnaval de 2016, a escola de São Cristóvão abre a maratona de desfiles brincando com o movimento tropicalista e o “Manifesto Antropofágico”, lembrando o movimento liderado pelos compositores baianos Caetano Veloso e Gilberto Gil, na década de 1960, e o marco do modernismo brasileiro dos anos 1920.

A Tuiuti vai mostrar que Tropicália faz parte da cultura do brasileiro desde o descobrimento do país, com seus símbolos, ícones, personagens, cultura, arte, música, programas de TV, com muito colorido, com o enredo “Carnavaleidoscópio tropifágico” (veja a letra do samba-enredo).

A escola vai desfilar com 3.100 componentes, em 34 alas, e com seis carros e dois tripés.

Ficha técnica

Enredo: Carnavaleidoscópio tropifágico

Carnavalesco: Jack Vasconcelos

Intérprete: Wantuir

Mestre de bateria: Ricardinho

Rainha de bateria: Caroline Marins

Mestre-sala e porta-bandeira: Marquinhos e Giovanna

Comissão de frente: Jaime Arôxa

ACADÊMICOS DO GRANDE RIOResultado de imagem para escolas de samba academicos do grande rio

Grande Rio aposta na popularidade de Ivete Sangalo para levantar o caneco

Uma das cantoras mais populares e queridas do país, a baiana Ivete Sangalo vai ser homenageada pela Tricolor de Duque de Caxias no enredo “Ivete do rio ao Rio” (veja a letra do samba-enredo). A escola, a segunda a entrar na Sapucaí no domingo (26), quer “levantar poeira” durante o desfile, em referência a um dos grandes hits de Ivete.

A escola, que ficou em sétimo lugar no carnaval de 2016, busca seu primeiro campeonato no Grupo Especial contando a história da cantora desde sua infância em Juazeiro (BA), às margens do Rio São Francisco – não faltarão na avenida lendas e personagens típicos do sertão nordestino, além de trios e afoxés do carnaval baiano, onde Ivete despontou como estrela.

A Grande Rio vai desfilar com 3.200 componentes espalhados por 29 alas, seis carros, um deles acoplado, e dois tripés.

Ficha técnica

Enredo: Ivete do rio ao Rio

Carnavalesco: Fábio Ricardo

Intérprete: Emerson Dias

Mestre de bateria: Thiago Diogo

Rainha de bateria: Paloma Bernardi

Mestre-sala e porta-bandeira: Daniel Werneck e Verônica Lima

Comissão de frente: Priscilla Mota e Rodrigo Negri

Resultado de imagem para escolas de samba imperatriz leopoldinenseIMPERATRIZ LEOPOLDINENSE

Imperatriz Leopoldinense promete levar índios do Xingu para o desfile na Sapucaí

A Verde e Branca de Ramos vai entrar na Passarela do Samba disposta a dar voz a quem respeita a natureza e clama pela preservação da vida nas florestas: as tribos indígenas do Xingu. E vai contar essa história através do canto, da dança, das lendas, da cultura e das pinturas corporais desses povos.

Com o enredo “Xingu – o clamor que vem da floresta” (veja a letra do samba-enredo), o carnavalesco Cahê Rodrigues quer chamar a atenção da população para necessidade de se cuidar da vida no planeta. E conta um pouco do passado, da chegada do homem branco, para que se possa entender como a vida no lugar mudou.

A Imperatriz, que no carnaval de 2016 ficou na sexta colocação, vai se apresentar com 3.200 componentes, 29 alas, seis carros e um tripé.

Ficha técnica

Enredo: Xingu – o clamor que vem da floresta

Carnavalesco: Cahê Rodrigues

Intérprete: Arthur Franco

Mestre de bateria: Lolo

Rainha de bateria: Cris Vianna

Mestre-sala e porta-bandeira: Thiaguinho Mendonça e Rafaela Teodora

Comissão de frente: Cláudia Mota

UNIDOS DE VILA ISABELResultado de imagem para escolas de samba unidos de vila isabel

Alegoria da Vila Isabel deve levar milonga e tango, tipicamente argentinos, para a Sapucaí

Que o negro tem grande influência na cultura brasileira ninguém duvida, mas no carnaval deste ano a Vila Isabel vai além e mostra as raízes africanas nos gêneros musicais das três Américas. Com o enredo “O som da cor” (veja a letra do samba-enredo), o carnavalesco Alex de Souza vai contar que nem mesmo ritmos tidos como “genuínos”, como o tango argentino, brotaram do som que veio do continente negro.

Pela Sapucaí vão desfilar o rock, a salsa, a milonga. E também o tango, o jazz e o reggae. Os negros que chegaram como escravos trouxeram batuques e cantos que foram mesclados aos ritmos dos colonizadores europeus e dos índios. No Brasil, a Vila vai mostrar que o sofrimento dos escravos deu origem a afoxé, maracatu, maxixe, até chegar ao samba, trilha sonora daquele que é considerado o maior espetáculo da Terra. A escola espera promover uma nova Kizomba, a festa da raça, na avenida.

A Vila Isabel, que em 2016 ficou na oitava colocação, vai se apresentar com 3.200 componentes, 26 alas, seis carros e dois tripés.

Ficha técnica

Enredo: O som da cor

Carnavalesco: Alex de Souza

Intérprete: Igor Sorriso

Mestre de bateria: Wallan

Rainha de bateria: Sabrina Sato

Mestre-sala e porta-bandeira: Raphael Rodrigues e Amanda Poblete

Comissão de frente: Patrick Carvalho

Resultado de imagem para escolas de samba salgueiroACADÊMICOS DO SALGUEIRO

O ‘Jardim das Delícias’ seá representado no desfile do Salgueiro no Carnaval 2017

A Vermelha e Branca da Tijuca vai propor uma viagem diferente. Neste carnaval, vai levar o poeta italiano Dante Alighieri a embarcar na Barca do Inferno por sua obra “A divina comédia” e navegar por inferno e purgatório até chegar ao céu. Mas será uma viagem carnavalizada, claro, como pretende o enredo “A divina comédia do carnaval” (veja a letra do samba).

Os carnavalescos Márcia e Renato Lage vão fazer um paralelo entre inferno, purgatório e paraíso com os carnavais de antigamente, com os corsos, os ranchos, as grandes sociedades e as fantasias típicas daquelas épocas, como diabo, arlequim, colombina e pierrô.

O Salgueiro, que ficou no quarto lugar no carnaval passado, desfilará com 3.500 componentes em 34 alas, seis carros e um tripé.

Ficha técnica

Enredo: A divina comédia do carnaval

Carnavalesco: Renato Lage e Márcia Lage

Intérpretes: Leonardo Bessa, Serginho do Porto e Xande de Pilares

Mestre de bateria: Marcão

Rainha de bateria: Viviane Araújo

Mestre-sala e porta-bandeira: Sidcley e Marcela Alves

Comissão de frente: Hélio Bejani

BEIJA-FLORResultado de imagem para escolas de samba beija flor

A Beija-Flor deve levar uma grande batalha entre tribos indígenas do Ceará para o Sambódromo

A escola de Nilópolis vai contar uma história de amor neste carnaval. O enredo “A virgem dos lábios de mel – Iracema” (veja a letra do samba-enredo) é inspirado na obra do escritor José de Alencar. Como no livro “Iracema”, a escola vai contar a história de um amor impossível entre uma índia e um guerreiro português que defendia a tribo inimiga.

Com um carnaval rústico, a Beija-Flor diz que levará muitos índios para a Sapucaí e contar a narrativa que pontua a história do Ceará, com o nascimento do primeiro mameluco. Além da história de amor, a escola também vai destacar a cultura das tribos tabajara e pitiguara.

A escola que ficou na quinta colocação no ano passado, vai se apresentar com seis alegorias e 3.300 componentes, que, em uma novidade, não estarão divididos em alas, mas sim em setores, para contar o enredo.

Ficha técnica

Enredo: A virgem dos lábios de mel – Iracema

Carnavalescos: Laíla, Fran Sérgio, Bianca Behrends, Victor Santos, André Cezari, Cristiano Bara, Rodrigo Pacheco, Wladimir Morellembaumm, Brendo Vieira, Gabriel Mello, Adriane Lins e Lléo Mídia

Intérprete: Neguinho da Beija-Flor

Mestres de bateria: Rodney e Plínio

Rainha de bateria: Raíssa

Mestre-sala e porta-bandeira: Claudinho e Selminha Sorriso

Comissão de frente: Marcelo Misailidis

Redação com G1