Limites

Por - em 8 anos atrás 787

Durante anos de escuta, venho percebendo que uma das maiores dificuldades dos pais é dar limites aos seus filhos. De forma velada ficam algumas interrogações: – Como inserir regras e dizer não para aquele ser que amo ? – Como não atender os desejos daquela pessoa que gosto tanto e passo o dia todo longe?

É notório que muitas vezes, dói mais no pai e/ou na mãe aplicar uma punição do que no filho em recebe-la. Isso acontece porque filhos fazem parte e quase sempre são nosso próprio sonho, então fica difícil barrar um mal comportamento tirando algo que você sente prazer em ve-lo fazendo ou recebendo.

Comparando os pais com o jardineiro, os filhos com as rosas, os limites seriam a poda. Para a roseira florescer é preciso cortar os seus galhos, a primeira vista, esse corte é desagradável, mas o resultado é uma linda flor. É esse entendimento que devemos ter, uma boa colheita é fonte de trabalho, dedicação e amor, este último é a essência, elemento insubstituível. E por amar tanto nossos galhos que devemos manter a poda diária para no futuro ter orgulho do buquet que ajudamos a produzir!

Aline Michelle Franklin de Lima